Você está aqui: Página Inicial / Psicologia / Alunos participam de Aula Magna do curso de Psicologia

Alunos participam de Aula Magna do curso de Psicologia

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 20/03/2019 16h00
Alunos participam de Aula Magna do curso de Psicologia

Os calouros e veteranos do curso de Psicologia da Faculdade Metodista Granbery tiveram a honra de receber, na noite de ontem, 19 de março, o palestrante e Psicólogo Conrado Pavel de Oliveira. Mestre em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência pela UFMG, doutorando em Psicologia e membro do grupo Marcus Matraga de Psicologia Comunitária em contextos rurais da UFJF e Coordenador do Núcleo de Juiz de Fora da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social), Conrado debateu com os alunos aspectos inerentes ao tema "Desafios e perspectivas atuais para uma Psicologia em movimento".

O palestrante fez alguns apontamentos sobre os principais autores do campo de pesquisa e intervenção em Psicologia Social, como Silvia Lane e Martin-Baró, defendeu o papel do psicólogo nas políticas públicas, com vistas à adoção de novas formas de cuidado em saúde que extrapolem a prática tradicional patologizante da psicologia, com ações focadas em Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa, Terapias comunitárias, dentre outras.

Segundo a coordenadora do curso, Elismara Vaz Talmas, alguns dos desafios e perspectivas que devem ser discutidos pela ciência psicológica, como a interface da Psicologia e Política no que diz respeito à segurança pública, a territorialidade, a identidade com a terra, o pertencimento com os espaços e a saúde do trabalhador ao dar destaque os casos de rompimento de barragens em Mariana e Brumadinho também foram enfatizados.

Os professores Gisele de Franco e Lecir Barbacovi também fizeram parte desse momento. “Esperamos que com essa aula magna os nossos alunos, de fato, compreendam que para o campo da Psicologia Social, e da Psicologia como um todo, é preciso, nas palavras do próprio Conrado,  ‘ser raiz e ser antena’, ou seja, que possamos agregar as experiências acumuladas ao longo do fazer psi e, simultaneamente, investir para atender as mais diversas demandas lançadas sobre aqueles que já são e se tornarão profissionais de Psicologia no Brasil”, enfatiza Gisele