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Sobre a Avaliação Institucional

por kesia.ventura — última modificação 09/05/2017 15h04


Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei nº. 10. 861 de 14 de abril de 2004, cuja preocupação é a melhoria da qualidade do ensino.

 O SINAES estabelece três instrumentos de avaliação de forma integrada: 

- Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES): é o instrumento de referência e articulador do sistema de avaliação, compreende duas etapas: autoavaliação, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), e a avaliação externa, realizada por comissões externas à instituição;
- Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG);
- Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:

Auto-Avaliação - Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A auto-avaliação é uma reflexão da prática educativa realizada pela própria instituição.

Avaliação externa – Momento de apreciação da realidade institucional, pelas comissões do MEC a fim de contribuir para o auto-conhecimento e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela IES.

Porque avaliar

O processo de avaliação tem como objetivo assegurar que os processos institucionais sejam permanentemente comparados com os padrões de desempenho estabelecidos e que os desvios encontrados sirvam para reorientar os planejamentos e ações acadêmicas e administrativas, oportunizando a melhoria no processo de ensino-aprendizagem, através de uma cultura de avaliação participativa, transparente e democrática. Assim, a avaliação institucional não deve ser encarada como um instrumento punitivo e classificatório e sim um processo reflexão-ação.