Você está aqui: Página Inicial / Centro de Esportes / História

História

por kesia.ventura última modificação 09/01/2018 15h39

O esporte é uma das tradições mais fortes do Granbery, implementado pelos pioneiros, tendo em vista o ideal universitário. Os alunos praticavam, além dos exercícios ginásticos, tênis, 'croquet' e beisebol. Nos primórdios, aconteceram alguns fatos de grande importância histórica.

O primeiro field day realizou-se em 24 de junho de 1893, com saltos, corridas, indian clubs, tênis e futebol, entre "gregos e troianos". Só os estudantes com média de notas superior a 70 tinham permissão de integrar o time que disputava jogos fora da cidade.

O segundo, foi a introdução, na cidade, pelo Granbery, dos jogos intercolegiais, nos quais alguns de seus ex-alunos alcançaram posição de prestígio no cenário esportivo nacional. Os destaques ficam por conta de Álvaro Lopes Cansado, médico, conhecido por "Nariz" e de Evaristo de Macedo, atualmente técnico de futebol. Ambos, ex-craques da seleção brasileira de futebol.

A história continua. No ano de 1998, os destaques ficaram por conta de dois eventos inéditos na história do Colégio, por envolverem atividades esportivas internacionais: o primeiro deles foi a participação da equipe de futsal do Granbery no "Encontro Internacional de Futsal - Colegios Cristianos", realizado, de 8 a 10 de maio, em Santiago, no Chile. O segundo, foi a Copa "250 Anos da Educação Metodista Mundial", envolvendo equipes de futsal e handebol do Bennett, do Piracicabano, do Granbery e da Escuela y Liceo Crandon, de Santo, Uruguai, na Semana Granberyense.

O primeiro jogo intermunicipal foi contra o Clube Atlético Mineiro, em Belo Horizonte, no dia 12 de maio de 1912. O Colégio venceu a partida por 5x1. No mesmo ano, em Juiz de Fora, na Semana Granberyense, nova partida, com mais uma vitória do Granbery: 3x0. Em 1913, o "Galo das Alterosas", mais amadurecido, venceu o Granbery, em Belo Horizonte, por 7x0.