Você está aqui: Página Inicial / Projeto Contadores de Histórias / Atividades

Atividades

por kesia.ventura — última modificação 17/11/2015 16h43

Contadores de Histórias

O trabalho que norteia todas as atividades que surgiram no setor são as oficinas para formação de contadores de histórias, oferecidas para todas as séries do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Dentre as atividades realizadas pelos grupos formados por estes alunos estão as “Noites de Contos”, 14ª edição, o “Festival Pirlimpimpim”, 17ª edição, as apresentações temáticas para adultos, 13ª edição e as apresentações como voluntários. Já a Feira do Livro, 26ª edição, o Curso de Extensão para Formação de Contadores de Histórias, 6ª edição, cursos, oficinas, aulas-espetáculo e participações em eventos ligados à educação, dentro e fora da cidade são atividades realizadas e/ou organizadas somente pela professora responsável pelo setor.

* O FESTIVAL PIRLIMPIMPIM :
Este evento, que acontece há 17 anos consecutivos, tem como objetivos o fortalecimento da prazerosa relação com a leitura que o aluno granberyense já estabeleceu, através das inúmeras atividades realizadas durante todo o período escolar, a divulgação do trabalho dos grupos de contadores de histórias, o intercâmbio entre eles, a formação de um público ouvinte/leitor e a divulgação da boa literatura de tradição oral e autoral.

Na última semana do mês de agosto, todas as turmas, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, em troca de um brinquedo, assistem a várias sessões de contos, realizadas pelos grupos de contadores de histórias do Granbery. O grupo, formado por alunos do 6º ano ao 8º ano, prepara um repertório especial, que é assistido também por alunos de algumas escolas da Rede Pública de Ensino de Juiz de Fora.

Após o festival, os brinquedos arrecadados são selecionados, classificados e embalados em forma de kits pelos “contadores” e entregues a instituições ligadas à criança.

Até hoje, o festival já contemplou mais de 30 instituições, doando cerca de 11.000 brinquedos; aproximadamente 4.500 crianças de outras escolas já assistiram às sessões de contos. Desde 1996, todos os alunos do Granbery, do maternal ao 5º ano, ouviram centenas de histórias. Neste ano o festival acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto.

* AS NOITES DE CONTOS :
Nas “Noites de contos”, todos os grupos de contadores de histórias apresentam os repertórios preparados no decorrer do ano, para seus familiares e convidados. Elas acontecerão de 17 a 21 de novembro.

* A EQUIPE SÊNIOR:
Até o ano de 2001, as apresentações dos grupos do Granbery eram realizadas internamente ou como trabalho voluntário em hospitais, creches e asilos, com exceção das sessões de histórias do festival Pirlimpimpim.

A partir daí, o trabalho se estendeu, atendendo à demanda da comunidade adulta, extraescolar, que também solicitava assistir aos espetáculos. Foi criada, então, a equipe sênior de contadores de histórias, composta por alunos da 8ª série, professores, funcionários e ex-alunos das oficinas para formação de contadores de histórias.

Assim sendo, há 13 anos o grupo se apresenta em temporadas de dez sessões, abertas à comunidade de Juiz de Fora.

* O CURSO DE EXTENSÃO:
Em 2002, foi criado o Curso de Extensão para Formação de Contadores de Histórias para atender à grande demanda da comunidade extraescolar, a princípio formada, em sua maioria, por educadores. Logo depois, profissionais das mais diversas áreas (medicina, psicologia, filosofia, administração de empresas, terapias em geral, etc) também se capacitaram como contadores de histórias.

* FACULDADE METODISTA GRANBERY / CURSOS LIVRES :
Desde 2011, a disciplina Contador de histórias faz parte da grade curricular do Curso Superior de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery. Durante os 19 anos de atuação do setor, oficinas, cursos, aulas-espetáculos e outros foram responsáveis pela formação de contadores de histórias em diversas escolas da Rede Particular e Pública da cidade de Juiz de Fora e região, assim como pela formação de centenas de contadores de histórias em diversas regiões do país.

* ACERVO :
O setor conta com um acervo de fotos, vídeos e de relatórios acerca de todos os trabalho mais relevantes realizados no período entre 1995 a 2013, parte dele já digitalizada.