Você está aqui: Página Inicial / Direito / Aluno do curso de Direito tem artigo científico publicado em revista internacional

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 01/03/2019 08h05

O aluno do 5º período do curso de Direito da Faculdade Metodista Granbery, Vinicius Villani, teve seu artigo “Encontro “Jus-Literário” na tragédia grega: Medéia, Antígona e a hermenêutica jurídica” publicado na Revista de la Facultad de Derecho de la Universidad de la República, no Uruguai. O tema abordado foi a relação entre Direito e Literatura, um nicho dentro de Direito e Humanidades, uma temática recente e pesquisada por pessoas do mundo inteiro. Em questão, o contexto do trabalho foi a Tragédia Grega, com as obras Medeia e Antígona.

Sob orientação do professor de Direito Constitucional da Faculdade, Bruno Farage, o aluno abordou a importância da literatura em propiciar ao jurista uma observação do mundo com outro olhar, a partir do imaginário literário. “A literatura é uma grande precursora da formação cultural e isso contribui muito para a humanização do direito e para a humanização do profissional do direito”, ressalta Vinicius.

A obra Medeia é analisada e questionada no artigo com a utilização da legislação de países da América do Sul. “A gente percebe que a personagem principal, Medeia, não é uma infanticida, não tem os mínimos requisitos para isso. Então colocamos a legislação do Uruguai, da Argentina, do Chile e do Brasil para mostrar que ela não se enquadra. Já na obra Antígona, a gente apresenta as faces de justiça. Colocamos não só a questão do Direito Positivo e do Direito Natural, mas também as faces da justiça que estão intrinsecamente ligadas a isso”, explica o graduando.

A inspiração de Vinicius para o tema vem de sua paixão por Literatura Grega, do evento Direito & Cinema, que ocorre todo ano na Faculdade Metodista Granbery, realizado pela Granjur, a coordenação do curso e com auxílio do professor Guilherme Madeira, e dos direcionamentos críticos feitos pelo professor Bruno. “Com base nas aulas e nos professores da Instituição, eu consegui ter uma perspectiva crítica, não só sobre a obra, mas sobre outros assuntos, e isso foi extremamente importante”, complementa.