Granberyense defende dissertação sobre o trabalho docente na pandemia
A ex-aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery (FMG), Míriam Fernanda Costa, apresentou sua dissertação de mestrado com o título “Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica em contexto de pandemia”, no último dia 05, sob orientação da profa. dra. Andreia Rezende Garcia-Reis, no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF).
Míriam explica que a pesquisa teve como objetivo investigar quais os tipos de conflitos vivenciados por professoras da educação básica de escola pública no contexto de pandemia e distanciamento social. “Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa perpassou por uma revisão da literatura, elemento central de qualquer pesquisa, para geração dos dados, utilizamos como instrumento a entrevista e, para analisar os diálogos produzidos nas entrevistas, foram utilizados os Seguimentos de Orientação Temática (SOT) e os Segmentos de Tratamento Temático (STT) (BULEA, 2010). O conjunto das produções verbais das três professoras participantes da pesquisa nos conduziu à ideia de que é preciso conhecer as diversas situações que permeiam o trabalho docente se realmente queremos compreender quais os tipos de conflitos que elas vivenciam, pois são as situações que geram os conflitos”.
A pedagoga conta que o desenvolvimento da dissertação proporcionou inúmeros aprendizados, tanto pessoal quanto profissional. “Compreendi que o campo da pesquisa é cheio de desafios, mas também repleto de possibilidades que nos permite sair do lugar em que estamos e seguir, rumo àquilo em que acreditamos, ou seja, vivenciar e realizar esta pesquisa me fez refletir sobre os desafios postos em torno do trabalho docente, compreendendo-os ou atribuindo a eles um novo significado. Para mim discutir e pesquisar sobre o trabalho docente é algo muito caro, porque este é o lugar de onde eu falo, e, desta forma, as coisas que estão relacionadas ao trabalho docente e os discursos que são construídos sobre ele me afetam diretamente, principalmente na conjuntura que estamos vivendo atualmente, em que a todo o momento são proferidos discursos que tanto afetam o professor e seu trabalho, por isso trouxemos esta temática para a pesquisa”.
Com uma defesa bastante elogiada pela banca examinadora, Míriam avalia positivamente o trabalho final. “Considero que foi um belíssimo trabalho, primeiramente, por conta de todo o processo de escrita das construções e desconstruções que fomos fazendo ao longo do caminho, que me fez crescer muito, como eu aprendi e amadureci academicamente realizando esta pesquisa momento de muitas transformações. Segundo, pelas considerações realizadas pela banca em relação à qualidade do trabalho, pois ali era o olhar de pessoas especialistas no assunto, e por fim, por acreditar que este estudo possa contribuir para incitar futuras pesquisas no sentido de compreender a importância de se estudar o trabalho docente na perspectiva da valorização do professor”.
Por fim, Míriam destaca o importante papel da faculdade na vida profissional e acadêmica. “Foi no curso de pedagogia que comecei a traçar o percurso da minha profissão. Aprendi com os meus medos, com as minhas inseguranças e, principalmente, com os professores – uns mais, outros menos –, por meio dos ensinamentos, exemplos e práticas docentes, a superar algumas dificuldades e, sobretudo, fui aprendendo o que é ser professor. Assim foi por toda a faculdade: muitas aprendizagens e inquietações e, desde então, posso afirmar que minha formação acadêmica não teve seu ponto final em julho de 2014, data da formatura”.