Granberyense defende dissertação sobre a relação entre poder e cuidado na creche
A ex-aluna do curso de Pedagogia da Faculdade Metodista Granbery (FMG), Tamires Alvim, apresentou sua dissertação de mestrado com o título “Tecendo relações entre poder e cuidado: o que dizem as professoras de uma creche conveniada do município de Juiz de Fora(MG)” no último dia 30, sob a orientação da profa. dra., Núbia Schaper, e coorientação do prof. dr., Anderson Ferrari, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGE/UFJF).
Tamires explica que a pesquisa teve como objetivo identificar e problematizar situações de poder e cuidado que atravessam as relações entre os bebês e as professoras na creche e que a temática foi escolhida a partir da vivência pessoal. “É importante dizer que o tema pesquisado se entrelaça com a minha vida profissional, pois fui professora de creche e foram situações vivenciadas nesse contexto que me impulsionaram a buscar por mais formação, o que culminou na aprovação no mestrado da UFJF em 2019”.
A pesquisa teve como embasamento as perspectivas dos filósofos, Michel Foucault e Mikhail Bakhtin, e com análise dos resultados da pesquisa de campo. “O primeiro movimento da pesquisa foi realizar uma revisão da literatura, buscando pontos de encontro e distanciamento entre a pesquisa e outros trabalhos acadêmicos já desenvolvidos. Como instrumentos metodológicos foram utilizados a análise documental, observação colaborativa e o diário de campo. As sessões reflexivas realizadas com três professoras do berçário constituíram o nosso espaço de produção dos dados. O tema em questão possibilita a reflexão sobre rotinas, tempos, espaços e processos de subjetivação tanto de professoras como de bebês no contexto institucional. Acreditamos que o trabalho é a possibilidade de pensar as relações entre os bebês e as professoras, assim como, refletir sobre as práticas pedagógicas empreendidas no âmbito educacional e trazer visibilidade para o trabalho docente na creche”, afirma a pedagoga.
Com a defesa elogiada pela banca examinadora, Tamires avalia positivamente o trabalho final. “Considero o trabalho relevante para o campo da Educação e mais especificamente para pensarmos as particularidades da interação professoras-bebês. Posso dizer que foi um trabalho transformador. A difícil, e também, bela tarefa da escrita, o entendimento do que é ser pesquisadora e tantos outros aspectos compõem a minha trajetória acadêmica – profissional. As considerações realizadas pela banca, composta pelas professoras, dra. Daniela Guimarães (UFRJ) e dra. Maria Zélia Maia de Souza (UFJF), foram fundamentais e dizem da originalidade e qualidade desenvolvida no trabalho”.
Ao final, a ex-aluna destaca o importante papel da faculdade na vida profissional e acadêmica. “Durante a formação inicial tive a oportunidade de encontrar grandes professores que contribuíram significativamente para a minha trajetória acadêmica, dentre eles, destaco o professor dr., Márcio Fagundes Alves, que me apresentou as obras do autor francês Michel Foucault e me incentivou a aprofundar meus estudos. Além disso, tive a oportunidade de realizar o estágio na própria instituição, no segmento da Educação Infantil, com a Professora Tânia Cristina da Silva Rodrigues. Foi uma oportunidade incrível, o belo trabalho desenvolvido por essa professora me motivou a trabalhar com a primeira infância. Com a graduação em Pedagogia tive a oportunidade de trilhar um novo caminho para a minha vida profissional e pessoal. Durante esta trajetória encontrei bons professores e grandes amigos que me ajudaram a construir novos modos de estar e agir no mundo”, finaliza.