Você está aqui: Página Inicial / Pedagogia / Notícias / 14ª Semana de AATP incentiva a experiência prática aos alunos

14ª Semana de AATP incentiva a experiência prática aos alunos

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 22/11/2019 13h24
14ª Semana de AATP incentiva a experiência prática aos alunos

Entre os dias 18 e 21 de novembro de 2019 foi realizada a 14ª Semana de Atividades de Articulação Teórico/Prática (AATP) do curso de Pedagogia. Durante toda a semana os alunos da graduação foram responsáveis por produzir e ministrar oficinas. Além da apresentação de atividades do 6º período. O evento, promovido desde 2013, busca atender os artigos 1º e 2º da resolução de AATP e tem como objetivo exteriorizar a importância da articulação entre a teoria e a prática na educação.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Silvia Regina Benigno Silveira, explica que a Semana de AATP vêm se configurando como uma oportunidade de aprendizado, articulando a teoria com a prática. “E a qualidade das oficinas, o empenho dos alunos, o envolvimento com os professores, que são os orientadores das oficinas, tudo isso enriquece muito o curso no sentido de articular as disciplinas, articular os alunos e os professores em uma dimensão diferente daquela tradicional de sala de aula. E dá ao curso uma característica inovadora, de mobilização, uma movimentação, que é o que a gente espera nesse processo de formação das meninas. E também uma formação voltada para a prática, comprometida com a realidade”.

Silvia ainda ressalta que as oficinas auxiliam a prática dos estudantes enquanto docentes. “Então, a AATP está se consolidando no curso como uma atividade de enriquecimento, de complementação e, principalmente, o aspecto de formação e desenvolvimento profissional porque a cada oficina que eles elaboram estão aprimorando a sua capacidade de converter o conteúdo em prática. E isso é muito rico e um grande diferencial do nosso currículo”.

Para a aluna do 1º período do curso, Ester Reis dos Santos, que participou pela primeira vez das atividades foi uma prática muito válida. “Foi uma experiência excelente que eu tive, porque como eu faço estágio, aplicar isso na prática foi excelente, uma facilidade enorme. E com os temas eu cresci muito. E também com os trabalhos dos outros períodos, principalmente com as meninas do 8º período, por elas já estarem num avanço maior. Eu aprendi muito. Foi uma coisa muito boa mesmo, bem produtivo”.