Você está aqui: Página Inicial / Pastoral / Pastoral Escolar

Pastoral Escolar

Atividades

1. Assembleias I

Encontro semanal com alunos/as da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), com contação de histórias, reflexões sobre valores éticos e morais, música, promoção de campanhas sociais, cantatas e outros.

* Atividade realizada em parceria com as coordenações e professores/as da Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Objetivo:

Fomentar entre alunos/as e professores/as o cultivo de uma espiritualidade cristã com ênfase em valores fundamentais para a construção de um senso de cidadania responsável.

Dias e horários:

Quinta-feira

8h10 - Ensino Fundamental I – 5º ano (manhã)
Sexta-feira

12h50 – Ensino Fundamental I – 4º e 5º ano
13h40 – Ensino Fundamental I – 3º e 4º ano
14h30 – Educação Infantil – Maternal II e III
14h55 – Educação Infantil – I Período e II Período
15h40 – Ensino Fundamental I – 1º e 2º ano
16h30 – Ensino Fundamental I – 2º e 3º ano


2. Assembleias II

Encontros periódicos (dois por semestre) com alunos/as do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), desenvolvido com reflexões, apresentações musicais, teatro, promoção de gincanas solidárias com fins de arrecadação de recursos para assistência social, dentre outros.

* Atividade realizada em parceria com a coordenação e professores/as do Ensino Fundamental II.

Objetivo:

Desenvolver temas afins à juventude para a construção de valores, convivência, visão crítica da realidade e desenvolvimento de ações comunitárias para a promoção humana.

3. Escola da Esperança (2ª Parte)

Visitas, no 1º semestre de 2010, dos/as alunos/as às instituições sociais que estiveram se apresentando no Granbery em 2009, tas como REMER, ALAE e Grupo CASA. Posteriormente, organização e mobilização das turmas para o desenvolvimento de projetos de apoio voltados para as instituições no 2º semestre de 2010.

* Atividade realizada em parceria com a coordenação e professores/as do Ensino Fundamental II.

Objetivo:

O Projeto visa desenvolver nos alunos/as dos segmentos de 5ª à 8ª, e do Ensino Médio, uma consciência de comprometimento social e solidariedade; através do contato direto destes com instituições de assistência social da cidade de Juiz de Fora e adjacências, ONGs e outras organizações sociais, devidamente reconhecidas e amparadas pelos órgãos governamentais competentes.

4. Formação de liderança jovem

Encontro de um ou dois dias em uma granja para a convivência entre alunos/as e professores/as do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, desenvolvido com momentos de reflexão, lazer e dinâmicas.

* Atividade realizada em parceria com as coordenações e professores/as do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Objetivo:

Auxiliar nossos alunos/as representantes de turmas na construção de uma vivência marcada por princípios cristãos éticos e morais, que não apenas garantam uma boa convivência, mas façam desta um instrumento eficaz na consolidação de uma cultura de respeito às diferenças, de autonomia e de afirmação de uma identidade social responsável e comprometida com a VIDA como dom maior.

5. Convivência

Encontro de quatro dias no Acampamento da MPC (Mocidade para Cristo) na cidade de São Sebastião das Águas Claras – MG, voltado para alunos/as do Ensino fundamental II (6º ao 9º ano), com uma programação voltada para a convivência e aprendizado de trabalho em equipe.

* Atividade realizada em parceria com as coordenações e professores/as do Ensino Fundamental II.

Data: 29 de abril a 1º de maio
Objetivo:

Trabalhar com os alunos/as valores primordiais a uma convivência salutar e ao desenvolvimento de ações em parceira, preparando-os para o exercício de liderança e cidadania.

6. Festa de encerramento da 8ª série.

Celebração de encerramento desta fase com alunos/as, familiares e amigos/as das turmas de 8ª série no final do ano.

* Atividade realizada em parceria com a Coordenação do Ensino Fundamental II.

Objetivo:

Oportunizar aos/às alunos/as expressarem gratidão pelo êxito alcançado e se abrirem para a nova realidade que se descortina no contexto educacional.

7. Parada Musical – A vida em ritmos

As paradas musicais são apresentações musicais e de outras expressões artísticas, realizadas periodicamente durante os intervalos de aula do Colégio e da Faculdade.

Objetivo:

Promover a arte como meio de aproximação, diálogo e reflexão entre alunos/as, professores/as e funcionários/as.