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Laboratórios

por kesia.ventura última modificação 30/03/2016 09h53

Laboratórios do Instituto Metodista Granbery

1 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA
A Faculdade Metodista Granbery possui 5 laboratórios para aulas nas diversas áreas, Ensino Infantil, Fundamental, Médio e disciplinas dos cursos da Faculdade e Pós Graduação

1.1 DESCRIÇÃO
Descrição do hardware dos computadores por laboratório:

Laboratório 1 - 21 PCs.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU @ 3.40GHz
Memória: 8 GB
Monitor: 18,5" Widescreen

Laboratório 2 - 26 PCs.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel Core(TM) i5-2400 CPU 3,10GHz
Memória: 4 GB
Monitor: 19’’ WideScreen

Laboratório 3 - 26 PCs.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel Core 2 Duo
Memória: 2GB
Monitor: 19’’ WideScreen

Laboratório 4- 21 PCs.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel(R) Core(TM) i5-3570 CPU @ 3.40GHz
Memória: 8 GB
Monitor: 18,5" Widescreen

Laboratório 5 - 24 PCs

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel Core(TM) i3-2100 CPU 3,10GHz
Memória: 4 GB
Monitor: 19’’ WideScreen

Laboratório 6 – 26 PCs.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Professional x64 
Tipo de processador: Xeon E5-1607 v3/ 3.1 Ghz 4 núcleos
Memória: 16 GB
Monitor: 23” Widescreen

 

Vídeo Conferência - 1 PC.

Sistema operacional: Microsoft Windows 7 Enterprise x64
Tipo de processador: Intel Core(TM) i5 CPU 2,5GHz
Memória: 4 GB
Monitor: 18,5’’

1.2 DESCRIÇÃO DOS SOFTWARES DE LABORATÓRIO
Dentre os softwares instalados nos computadores dos laboratórios de informática, muitos são específicos para cada área de concentração, sugeridos e selecionados em conjunto com os professores, com o objetivo de atender às necessidades didático-pedagógicas de cada área. A lista abaixo refere-se aos softwares em uso nos laboratórios da Instituição :

Programas Instalados

• Astah Community
• Cisco Packet Tracer
• CodeBlock versão
• CORE (VM para laboratório do Curso Ipv6 Básico)
• DEV C++
• Digital Works
• EasySim
• Firefox
• Eclipse for java EE Developer
• JAVA
• MASM
• Microsoft Office 2010 Plus
• Microsoft Project 2010
• MySQL Community Edition
• MySQL Workbench (GUI Tool)
• Notepad++
• SoSim
• SQL Server 2012 Express Edition (SP2)
• SQLYog
• Tomcat
• Weka com JVM 1.7
• Weka com JVM 1.7 p/ Win x64
• Wireshark
• Xampp (MySQL, PHP e Perl)
• GeoGebra
• Maxima
• WinPlot
• LabVirtual
• Ftool
• Autodesk-Inventor
• Autodesk-Autocad
• Autodesk-Revit
• Autodesk-3DMAX
• Illustrator
• DataGeosis

1.3 QUADRO DE FUNCIONÁRIOS DO NÚCLEO DE INFORMÁTICA

Função Títulação

• 1 Coordenador Geral Especialista
• 1 Administradore de Redes Especialista
• 1 Analista de Suporte Especialista
• 3 Analistas de Sistemas Especialistas
• 1 Administrador de Banco de Dados Especialista
• 2 Técnicos de Hardware Graduando
• 3 Estagiários Graduando

1.4 DISPONIBILIDADE DOS LABORATÓRIOS PARA USO DOS ALUNOS
Além da disponibilidade para as aulas práticas, os laboratórios de informática permanecem abertos para que os alunos possam utilizá-los em atividades de iniciação científica ou pesquisa à Internet, nos seguintes horários: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h20 a 22h40; aos sábados das 8h às 12h e 14h às 18h.

1.5 POLÍTICA DE ACESSO AOS LABORATÓRIOS
O uso dos laboratórios de informática é restrito aos alunos e professores. Funcionários e estagiários do Núcleo de Informática recebem treinamento e são alocados para ajudar o aluno no caso de dúvidas e, ainda, auxiliam os professores, quando necessário, durante as aulas e cursos.

O acesso aos laboratórios apresenta condições apropriadas de acesso para portadores de necessidades especiais.

1.6 SERVIÇOS DE INTERNET
O Sistema de Apoio à Aprendizagem (SAAP), com acesso disponível também pela Internet, contém informações básicas das disciplinas e ferramentas para a comunicação entre professores. Esse serviço proporciona colaboração, interação e contextualização das disciplinas para o processo de aprendizagem

Abaixo estão relacionados alguns serviços disponíveis:

• acesso a várias informações referentes a endereço de colegas e professores;
• espaço reservado para o professor indicar bibliografias, sites, artigos, periódicos, entre outros;
• espaço reservado para o aluno publicar suas contribuições (ex.: arquivos de exercícios, artigos, trabalhos etc.) e comentários sobre as aulas.

1.6.1 SISTEMA DE APOIO E APRENDIZAGEM – SAAP

O SAAP é um sistema desenvolvido com tecnologia Web e composto por soluções de software livre, como servidor Web Apache, JBoss, banco de dados MySQL Hibernate, codificação em PHP, Java e JSF. Este sistema contém as informações básicas das disciplinas e ferramentas para a comunicação entre alunos e professores, o grupo de alunos entre si e destes com a Faculdade Metodista Granbery (FMG).

Este sistema tem como objetivo:

• Oferecer informações institucionais e um ambiente integrado de ferramentas;
• Permitir ao usuário acessar o ambiente de aprendizagem por meio de login e senha, com segurança;
• Possibilitar a interação, entre alunos e professores;
• Propiciar uma rápida difusão de material didático e de informações de interesse para professores e alunos;
• Possibilitar a construção interdisciplinar de informações produzidas individualmente ou em grupo, por parte dos alunos;
• Incentivar o desenvolvimento colaborativo de projetos por parte de alunos geograficamente dispersos, bem como a troca de projetos didáticos entre professores de diferentes disciplinas e cursos.

1.6.2 .SISTEMA DE RESERVA DE SALAS E EQUIPAMENTOS (SER)
Esse sistema controla o agendamento de reservas dos espaços físicos disponibilizados pela Instituição, tais como laboratórios, sala de multimeios, sala de vídeo conferência, auditórios, e também de equipamentos de data-show.

Havendo a disponibilidade do item requerido, o usuário(apenas funcionários) poderá fazer a sua reserva para determinado dia e hora que lhe convier, informando o recurso a ser alocado, o nome do locatário, e para qual finalidade.

O sistema funciona de modo multiusuário em plataforma Web e é disponibilizado na Intranet da Instituição, possibilitando ao usuário final acessá-lo facilmente a partir de qualquer navegador .

Também pela Intranet, é disponibilizado um módulo de consulta por meio do qual, os alunos, professores e funcionários podem verificar os eventos, datas e locais agendados.

O SER foi desenvolvido utilizando tecnologia JAVA, com persistência de dados em SGBD MS SQL Server.

1.7 SERVIÇOS ADICIONAIS
Além dos recursos necessários para atender às necessidades didático-pedagógicas de cada área, a Instituição oferece ainda:

• uma área reservada na rede local para cada um dos alunos e professores, que possibilita efetuar o login para utilizar os recursos da rede, tanto para a execução de programas, como para armazenamento de dados;
• acesso a Internet em todos os computadores da Instituição, por meio da rede local, usando uma conexão LINK DEDICADO EMBRATEL de 4MB;
• serviço Microsoft Active Directory , que facilita a administração dos logins e distribuição de acesso aos diversos serviços, proporcionando, ainda, a unificação de senhas de acesso aos diretórios;

1.7.1 INTRANET DO GRANBERY (NET–G)
A NetG é uma rede privada baseada na mesma tecnologia da Internet, utilizada para agilizar e assegurar a comunicação e a produtividade dentro do Instituto Metodista Granbery.

Cada aplicação da NetG possui um objetivo específico que se adequa às necessidades dos usuários e também à disponibilidade técnica. A análise das permissões aos sistemas e às definições de seus objetivos é feita de acordo com a base de dados, o servidor, o número de máquinas, os softwares e as restrições de segurança da rede.

A Intranet da FMG é uma poderosa ferramenta na distribuição de dados, pois ela disponibiliza de uma maneira organizada e eficiente todas as informações e conteúdos que os alunos, professores e funcionários precisam para dar andamento às suas atividades. Ao mesmo tempo, auxilia no processo de descentralização das informações, da distribuição de dados e do desenvolvimento de sistemas, além de permitir maior participação do usuário final no acesso às aplicações e informações.

Portanto, a NetG é o resultado da promessa de desempenho do Departamento de Informática do Instituto Metodista Granbery, pois facilita a distribuição de documentos e dados, com base nas tecnologias eficientes da Internet.

1.8 PLANO DE MANUTENÇÃO
O Departamento de Informática realiza a manutenção interna básica tanto para hardware quanto instalação de software. Conta ainda com a assistência técnica de empresa especializada na área de informática, para soluções complexas.

Os funcionários do Departamento de Informática são devidamente capacitados e treinados , para atender tanto ao setor administrativo quanto acadêmico.

1.8.1 PROGRAMAS DE MANUTENÇÃO
Para suporte e manutenção dos equipamentos,o Instituto Metodista Granbery oferece o seguinte Programa de Manutenção:

Interna:

• Manutenção Preventiva: Realizada por própria equipe. Consiste na verificação completa do hardware (desmontagem, limpeza, verificação de conexões e estado dos componentes internos e externos, montagem), e do software (formatação e instalação do Sistema Operacional, Aplicativos ).
• Verificação Permanente: realizada pela equipe de funcionários. Consiste na verificação diária do funcionamento normal de todas as máquinas, antes do início de cada turno de utilização dos laboratórios. Esse programa de manutenção tem como objetivo, em primeiro instante, garantir a qualidade dos serviços prestados pela instituição bem como, prevenir e evitar que ocorra danos de diversas espécies, nas máquinas.
• Manutenção Preventiva e Corretiva: Realizada por própria equipe.
• Manutenção Instalações Físicas: Realizada por própria equipe.

Externa:

• Manutenção Corretiva: Realizada por empresa especializada na área de Informática (soluciona problemas não cobertos pela Manutenção Corretiva Interna). Realiza manutenção e/ou troca de componentes e de equipamentos.

1.9 NORMAS DE USO DOS RECURSOS DE INFORMÁTICA

Na Instituição:
Art. 1º A Instituição disponibiliza os recursos de informática para fins estritamente acadêmicos ou administrativos, restrito às respectivas atividades.
Art. 2º Os usuários devem manter os recursos de informática organizados limpos e em perfeitas condições de uso.
Parágrafo único. Em caso de mau funcionamento dos recursos, o usuário deve informar, o mais breve possível ao Departamento de Informática.
Art.3º É vedado ao usuário:
I. copiar, instalar ou executar programas que não estejam pré-instalados; apagar ou desativar programas instalados; copiar, alterar ou remover arquivos de terceiros sem autorização, ressalvados os casos protegidos por lei ou regulamento;
II. usar os computadores para difamar, constranger, discriminar, caluniar ou molestar pessoas;
III. modificar qualquer configuração instalada nos computadores;
IV. usar a Internet com outros fins que não sejam estritamente acadêmicos ou administrativos;
V. enviar ou divulgar quaisquer vírus ou arquivos contendo vírus;
VI. usar a Internet para acesso a páginas pornográficas, jogos, bate-papo ou conteúdos considerados obscenos;
VII. utilizar qualquer "software" ou outro dispositivo para interceptar ou decodificar qualquer informação que trafegue na rede, senhas ou similares;
VIII. copiar ou instalar " software" de controle;
IX. monitorar mensagens eletrônicas ou fazer transmissões de dados não autorizadas;
Art.4º O Departamento de Informática deve realizar o gerenciamento da rede com vistas a detectar eventuais violações desta norma.
Art.5º O usuário que infringir a presente norma estará sujeito às sanções previstas nos documentos institucionais e legislação vigente.
Art.6º Os casos omissos serão resolvidos pelo Reitor ou pelo Diretor, quando for o caso.