Você está aqui: Página Inicial / Famidade / Breve História

Breve História

por kesia.ventura — última modificação 10/07/2017 09h12

O projeto piloto “A Melhor Idade” teve início em 2006, como iniciativa do curso de Educação Física da Faculdade Metodista Granbery, a partir da do evento “Colônia de Férias para a Terceira Idade” realizado na instituição, visando uma semana de convivência.

Em agosto de 2009, o entusiasmo de 15 senhoras da Igreja Metodista em praticar atividades físicas fez com que o programa retornasse com encontros semanais. Desde então, o programa ganhou forças com uma proposta voltada para o lazer e a saúde física para idosos, oferecendo atividades como alongamento, recreação e hidroginástica.

A partir de 2011, devido à grande procura pelo serviço oferecido à população juizforana, o projeto cresceu, aumentando o número de 80 para 150 matriculados. Em parceria com os cursos da Faculdade Metodista Granbery, o programa educacional intitulado “A Melhor Idade: uma proposta prazerosa no caminho da qualidade de vida e da promoção da saúde ” organizou de forma interdisciplinar ensino-pesquisa-extensão e foi baseado na perspectiva do envelhecimento ativo que norteia atualmente o programa da OMS sobre envelhecimento. O conceito é definido como: “o processo de otimizar oportunidades para saúde, participação e segurança de modo a realçar a qualidade de vida na medida em que as pessoas envelhecem” (OMS, 2002, p.12).

A demanda de Juiz de Fora por serviços com uma proposta voltada à educação e à saúde, com qualidade no atendimento do público idoso, impulsionou a ampliação do número de vagas para 400. Nesse momento, o programa toma a característica de Faculdade Aberta para idoso, intitulada FaMIdade, e oferece diferentes atividades físicas e intelectuais, esportivas, de lazer, educacionais, tecnológicas e culturais, realizadas duas vezes por semana, durante a manhã.

Atualmente, a FaMIdade conta com cursos de Inclusão Digital, Leitura Viva, Administração Doméstica e do Tempo, Direito do Idoso, Memória e Afetividade, Políticas e Atualidades, Arte e Cultura, como também práticas de atividades físicas como Musculação, Ginástica, Alongamento, Hidroginástica, Dança, Pilates, Esportes e Recreação, Jogos Adaptados, entre outros que a cada semestre são oferecidos. A FaMIdade, que em 2017 está completando 7 anos de existência, também promove diversos eventos corporativos.

A repercussão do projeto contribuiu para que o Instituto Metodista Granbery recebesse o convite para participar do Conselho Municipal do Idoso de Juiz de Fora – CMDI/JF em 2011/2012, também, contribuindo em discussões e ações pertinentes às gestões de 2013/ 2015, diante da participação de políticas públicas voltadas ao atendimento do idoso.