Você está aqui: Página Inicial / Enade / Entenda o que é o ENADE

Entenda o que é o ENADE

por djeison.possamai — última modificação 22/11/2017 11h42

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE é um procedimento de avaliação que envolve os alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país. O exame, que acontece anualmente, é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP.

O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação às/aos:

• Conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação;
  • Habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento; e
  • Competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

A participação do aluno no ENADE envolve a confirmação de cadastro, que deve ser feita pelo aluno no site do INEP, o preenchimento do questionário do estudante e a realização de uma prova que é composta por 10 questões de conhecimentos gerais (8 de múltipla escolha e 2 discursivas) e equivale a 25% do peso do conceito ENADE e 30 questões de conhecimento específico (27 de múltipla escolha e 3 discursivas) e equivalem a 75% do peso do conceito.

Para atualizar seu conhecimento em assuntos gerais e conhecer mais sobre o exame continue navegando neste site!