Você está aqui: Página Inicial / Enade / Conteúdo de Conhecimento Geral / POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, SANEAMENTO, SAÚDE, TRANSPORTE, SEGURANÇA, DEFESA E QUESTÕES AMBIENTAIS

POLÍTICAS PÚBLICAS: EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO, SANEAMENTO, SAÚDE, TRANSPORTE, SEGURANÇA, DEFESA E QUESTÕES AMBIENTAIS

por djeison.possamai última modificação 22/11/2017 11h42

 

Questão 1

Com a globalização da economia social por meios das organizações não governamentais, surgiu uma discussão do conceito de empresa, de sua forma de concepção junto às organizações brasileiras e de suas práticas. Cada vez mais, é necessário combinar as políticas públicas que priorizam modernidade e competitividade com o esforço de incorporação dos setores atrasados, mais intensivos de mão de obra.

Disponível em: HTTP://unpan1.un.org. Acesso em 4 ago/2014 (adaptado)

 

A respeito dessa temática, avalie as afirmações a seguir:

  1. O terceiro setor é uma mistura dos dois setores econômicos clássicos da sociedade: o público, representado pelo Estado, e o privado, representado pelo empresariado em geral
  2. É o terceiro setor que viabiliza o acesso da sociedade à educação e ao desenvolvimento de técnicas industriais, econômicas, financeiras, políticas e ambientais.
  3. A responsabilidade social tem resultado na alteração do perfil corporativo estratégico das empresas, que têm reformulado a cultura e a filosofia que orientam as ações institucionais.

Está correto o que se afirma em:

A)      I, apenas,

B)      II, apensas

C)      I e III, apenas

D)     II e III, apenas

E)      I, II e III.

Questão 2

O quadro a seguir apresenta a proporção (%) de trabalhadores por faixa de tempo gasto no deslocamento casa-trabalho, no Brasil e em três cidades brasileiras.

 

 

 

 

Com base nos dados apresentados e considerando a distribuição na população trabalhadora nas cidades e as políticas públicas direcionadas à mobilidade urbana, avalie as afirmações a seguir:

  1. A distribuição das pessoas por falta de tempo de deslocamento casa-trabalho na região metropolitana do Rio de Janeiro é próxima à que se verifica em São Paulo, mas não em Curitiba e na medida brasileira.
  2. Nas metrópoles, em geral, a maioria dos postos de trabalho está localizada nas áreas urbanas centrais, e as residências da população de baixa renda estão concentradas em áreas irregulares ou na periferia, o que aumenta o tempo gasto por esta população no deslocamento casa-trabalho e o custo do transporte;
  3. As políticas públicas referentes a transporte urbano, como por exemplo, Bilhete Único e Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), ao serem implementadas, contribuem para redução do tempo gasto no deslocamento casa-trabalho e do custo do transporte.

 

É correto o que se afirma em:

A)      I, apenas.

B)      III, apenas.

C)      I e II, apenas,

D)     II e III, apenas

E)      I, II e III.

 

Questão 3

PDF - “AUMENTO DE ATÉ 53% NO FLUXO DE CICLISTAS EM SÃO PAULO”

 

O constante aumento da população em São Paulo obriga o poder público a buscar alternativas para o compartilhamento do espaço urbano. Entre as medidas recentemente adotadas está a implantação de ciclovias. De acordo com A Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), a quantidade de ciclistas que utilizam estes espaços exclusivos tem aumentado expressivamente a partir de 2014. De acordo com a Ciclocidade.

  1. São Paulo tem um déficit importante de políticas cicloviárias e os 17 mil km de ruas que podiam ser compartilhados em 2014 ainda não ofereciam condições adequadas.
  2. A contagem na Av. Inajar de Souza foi realizada em 2 de setembro de 2014, das 5h às 20h. Foram registrados 1410 ciclistas em 15 horas de contagem, o que deu uma média de 94 ciclistas por hora. O total se manteve estável em relação a 2013.
  3. A pintura vermelha da via é uma das condições para que ela seja considerada, de fato, uma ciclovia.
  4. Na zona Oeste, a extratificação por sexo, em 2014, mostrou que as mulheres representaram 7% do total (60) de usuários da ciclovia. Comparada às duas últimas pesquisas realizadas em 2010 e 2012, o aumento foi de 666% e de 300% respectivamente.

 

Considerando o texto anexo, escolha a opção com alternativas corretas:

A)      Nenhuma das alternativas está correta

B)      Todas as alternativas estão corretas

C)      As alternativas I, II e IV estão corretas

D)     As alternativas I, II e III estão corretas

 

Questão 4

Mais de um quarto dos presos do centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros I, na zona oeste da capital paulista, havia morado nas ruas. Há alguns anos, percebe-se progressiva mudança da população carcerária dos CDPs de Sâo Paulo: além da tradicional parcela de acusados e condenados por crimes patrimoniais com emprego de violência ou por tráfico de drogas, passou a integrar o quadro prisional uma parcela da população sem histórico de violência, habitante, majoritariamente, das ruas do centro da cidade. Nos últimos três anos, o número de presos provenientes das ruas da região central da capital paulista aumentou significativamente; a maioria deles é presa pela prática de pequenos furtos e/ou porte de drogas. Os casos são, em geral, similares: pessoas dependentes de crack que vivem nas ruas e são flagradas furtando lojas ou tentando roubar transeuntes, sem o uso de armas. Como são crimes leves, os acusados poderiam aguardar a conclusão do inquérito em liberdade.

Disponível em: http://ibccrim.jusbrasil.com.br. Acesso em: 25 de jul. 2015 (adaptado).

 

Tendo esse texto como referência e considerando a relação entre políticas públicas de segurança e realidade social nas metrópoles brasileiras, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A presença de policiais nas ruas das grandes cidades brasileiras atende, em geral, à solicitação de lojistas, que constantemente se queixam da presença de moradores de rua dependentes de crack.

PORQUE

II. O encarceramento de moradores de rua viciados em crack que praticam pequenos delitos não resolvem os problemas que afetam a população, como os de segurança, violência, saúde, educação e moradia.

 

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

A)      As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B)      As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I;

C)      A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa;

D)     A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira;

E)      As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 5

Ao assistir o vídeo sobre “Políticas Públicas” https://youtu.be/soATbqsG4_c?list=PLaJETktSO-09AcZn6gYaeL5k3Dkqymfcb, é possível compreender de maneira mais clara e eficaz a definição de políticas públicas, como iniciam-se e sua interferência na sociedade. Considerando o conteúdo abordado no vídeo, destaca-se:

 

I)        Entende-se como “Status quo” uma situação ou algo já posto, ou seja, uma situação real/concreta;

II)      A sociedade é ausente de qualquer responsabilidade do governo, haja vista que sua contribuição deu-se no momento da escolha dos governantes;

III)     As políticas públicas iniciam-se quando há identificação de um problema, com o objetivo de solucioná-los ou minimizá-los;

IV)    No que se refere ao bojo administrativo, evidencia-se a ausência de espaço para a participação social nas políticas públicas;

V)      No ano de 2015, identificou-se que 60% dos investimentos às políticas públicas no Brasil, foi destinado à educação, saúde e assistência social;

 

Tendo em vista as afirmações acima, identificam-se CORRETAS as alternativas:

A)      I, III e IV

B)      I, IV e V

C)      III, IV e V

D)     II, III e V

E)      I, II e IV

 

Questão 6 (QConcursos.com/ 2017)

Votada recentemente pelo Senado Federal, a chamada PEC 55 gerou uma série de protestos por todo o país. Assinale a alternativa que melhor define essa PEC:

 

A)      Medida provisória que promove alterações na estrutura do Ensino Médio, última etapa da educação básica nacional.

B)      Processo instaurado com base em denúncia de crime de responsabilidade contra alta autoridade do poder executivo.

C)      Proposta que altera a Constituição Federal e institui um novo regime fiscal no país, estabelecendo um limite para os gastos do governo.

D)     Trata-se da maior investigação de corrupção e lavagem de dinheiro que o Brasil já conheceu, centralizada em recursos desviados da Petrobras.