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ÉTICA, DEMOCRACIA E CIDADANIA

Questão 1

O plágio é daqueles fenômenos da vida acadêmica a respeito dos quais todo escritor conhece um caso, sobre os quais há rumores permanentes entre as comunidades de pesquisa e com os quais o jovem estudante é confrontado em seus primeiros escritos. Trata-se de uma apropriação indevida de criação literária, que viola o direito de reconhecimento do autor e a expectativa de ineditismo do leitor. Como regra, o plágio desrespeita a norma de atribuição de autoria na comunicação científica, viola essencialmente a identidade da autoria e o direito individual de ser publicamente reconhecido por uma criação. Por isso, apresenta-se como uma ofensa à honestidade intelectual e deve ser uma prática enfrentada no campo da ética.

Na comunicação científica, o pastiche é a forma mais ardilosa de plágio, aquela que se autodenuncia pela tentativa de encobrimento da cópia. O copista é alguém que repete literalmente o que admira. O pasticheiro, por sua vez, é um enganador, aquele que se debruça diante de uma obra e a adultera para, perversamente, aprisioná-la em sua pretensa autoria. Como o copista, o pasticheiro não tem voz própria, mas dissimula as vozes de suas influências para fazê-las parecer suas. Campo

DINIZ, D.; MUNHOZ, A. T. M. Cópia e pastiche: plágio na comunicação científica. Argumentum, Vitória (ES), ano 3, v. 1, n.3, p.11-28, jan./jun. 2011 (adaptado).

 

Considerando o texto apresentado, assinale a opção correta.

  1. O plágio é uma espécie de crime e, portanto, deve ser enfrentado judicialmente pela comunidade acadêmica.
  2. A expectativa de que todo escritor acadêmico reconheça a anterioridade criativa de suas fontes é rompida na prática do plágio.
  3. A transcrição de textos acadêmicos, caso não seja autorizada pelo autor, evidencia desonestidade intelectual.
  4. Pesquisadores e escritores acadêkmicos devem ser capazes de construir, sozinhos, sua voz autoral, a fim de evitar a imitação e a repetição que caracterizam o plágio.
  5. O pastiche se caracteriza por modificações vocabulares em textos acadêmicos, desde que preservadas suas ideias originais, bem como sua autoria.

 

Questão 2

Maioridade Penal https://www.youtube.com/watch?v=j-mOfysrU_o&list=PL-zqWdUO5XvwfLzRMJ1CuZrMoHjPdhe6H&index=2

De acordo com o profº Rogério Sanches Cunha, promotor de justiça de São Paulo, é possível compreender os principais argumentos das correntes “pró e conta” a respeito da redução da maioridade penal. Destacamos alternativas abaixo para reflexão:

  1. O principal critério para a definição da maioridade penal é o postulado científico;
  2. O principal critério para a definição da maioridade penal é a política criminal;
  3. No ano de 1984 foi definida a maioridade penal, acima de 18 anos de idade, no Brasil;
  4. Os adolescentes, abaixo de 18 anos, são considerados pessoas ainda em formação de personalidade e por isso não podem responsabilizar-se por sua conduta;
  5. De acordo com a corrente contrária à maioridade penal, a pressão para a redução da maioridade penal está baseada em eventos isolados que atingem a classe média e alta, não quando atinge a classe pobre. A solução não está redução, mas no investimento na educação.
  6. A corrente favorável à redução da maioridade penal, defende que não se trata de analisar a redução da maioridade sob o ponto de vista do efeito para a redução da violência. Trata-se da aplicação de um conceito justiça. Se, concretamente, o jovem tem discernimento, é justo que seja responsabilizado adequadamente por sua conduta.

 

Escolha a opção que traz somente as afirmações corretas, de acordo com as informações apresentadas no vídeo:

A)   1, 2, 4 e 5

B)   1, 2, 3 e 4

C)    2, 3, 5 e 6

D)   1, 2, 5 e 6

 

Questão 3

A idéia segundo a qual todo ser humano, sem distinção, merece tratamento digno corresponde a um valor moral. O pluralismo político, por exemplo, pressupõe um valor moral: os seres humanos têm o direito de ter suas opiniões, expressá-las e organizar-se em torno delas. Não se deve, portanto, obrigá-los a silenciar ou a esconder seus pontos de vista; vale dizer, são livres. Na sociedade brasileira, não é permitido agir de forma preconceituosa, presumindo a inferioridade de alguns (em razão de etnia, raça, sexo ou cor), sustentando e promovendo a desigualdade. Trata-se de um consenso mínimo, de um conjunto central de valores, indispensável à sociedade democrática: sem esse conjunto central, cai-se na anomia, entendida como ausência de regras ou como total relativização delas.

BRASIL. Ética e cidadania. Brasília: MEC/SEB, 2007 (adaptado).

 

Com base nesse fragmento de texto, infere-se que a sociedade moderna e democrática.

  1. Sustenta-se em um conjunto de valores pautados pela isonomia no tratamento dos cidadãos.
  2. Promove a anomia, ao garantir os direitos de minorias étnicas, de raça, de sexo ou de cor.
  3. Admite o pluralismo político, que pressupõe a promoção de algumas identidades étnicas em detrimento de outras.
  4. Apoia-se em preceitos éticos e morais que fundamentam a completa relativização de valores;
  5. Adota preceitos éticos e morais incompatíveis com o pluralismo político.

 

 

Questão  4

ENEM 2014 - Existe uma cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. Isso justifica o caráter vagaroso da redemocratização e da redistribuição da renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a expressão dela, de seu conservadorismo.

NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em: www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).

 

A característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua legitimidade da

 

A)      Dispersão regional do poder econômico,

B)      Polarização acentuada da disputa partidária.

C)      Orientação radical dos movimentos populares.

D)     Condução eficiente das ações administrativas.

E)      Sustentação ideológica das desigualdades existentes.

 

Questão 5

ENEM 2015 - Na sociedade contemporânea, onde as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do espetáculo, pode agregar valor econômico na medida de seu incremento técnico, amplitude do espelhamento e da atenção pública. Aparecer é então mais do que ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito, a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que acena democraticamente para as massas com supostos "ganhos distributivos"(a informação ilimitada, a quebra das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura disseminada na esfera pública. A participação nas redes sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado quanto ser visto são índices do desejo do ˜espelhamento˜.

 

A crítica contida no texto sobre a sociedade contemporânea enfatiza:

A)      A dinâmica política democratizante

B)      A produção instantânea de notícias

C)      Os processos difusores de informações

D)     A prática identitária autorreferente

E)      Os mecanismos de convergência tecnológica