Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Projetos de Extensão e Grupo de Estudo e Iniciação Científica

Projetos de Extensão e Grupo de Estudo e Iniciação Científica

por alysson.feitosa última modificação 21/11/2023 11h46

Faculdade Aberta “A Melhor Idade”- FaMidade

Atendendo pessoas ativas a partir de 55 anos, a FaMIdade tem como objetivo capacitar o idoso para uma vida ativa e cidadã, através de atividades físicas e cognitivas que estimulam o convívio social e a melhoria da qualidade de vida.

As atividades físicas como pilates, dança, informática, hidroginástica, palestras,  artesanato, contação de histórias e alfabetização são desenvolvidas por alunos e supervisionadas por professores da  Instituição. Além disso, o projeto também recebe atividades desenvolvidas peor outros cursos de graduação da FMG.

O projeto atende cerca de 50 pessoas e contribui para a aproximação da teoria e prática na formação dos acadêmicos, ao mesmo tempo em que a instituição cumpre o compromisso social frente a demanda da crescente necessidade de atendimento da comunidade da terceira idade de da sociedade, carentes economicamente ou não.

Vivências Artísticas, Esportivas e de Lazer

O projeto tem como proposta possibilitar aos acadêmicos dos cursos de Educação Física uma aproximação com a comunidade e colocar em prática o conhecimento adquirido na graduação, contribuindo desta maneira para sua inserção no mercado de trabalho. Além disso, pretendemos oferecer às crianças e jovens uma gama de vivências esportivas e recreativas, contribuindo para seu processo de formação geral com atividades que contemplem o desenvolvimento harmônico dos aspectos físicos/motores, cognitivos, afetivos e sociais.

No momento temos a oferta  para a comunidade de vivências em Futebol de Campo que acontece todos os sábados de 9h30 às 12h30 e atende em média 100 crianças e jovens.

Associação Atlética da Faculdade Metodista Granbery

A Atlética da Faculdade Metodista Granbery oferece aos alunos – de todos os cursos- a prática de diversas modalidades esportivas, visando não apenas competições universitárias, mas, principalmente, a integração entre os alunos dos cursos oferecidos pela instituição.

Grupo de Estudos e produção científica dos laboratórios LabFex e LabMusc

O

O Grupo de estudos e produção científica do Laboratórios de Fisiologia do Exercício e Laboratório de Musculação tem a orientação do professor Marcelo Dias e demais docentes  dos cursos. O grupo já produziu diversos trabalhos e artigos. Algumas pesquisas (Projetos de Iniciação científica) desenvolvidas nestes espaços:

• Intensidade autosselecionada e imposta no treinamento aeróbio e resistido;
  • Treinamento resistido em idosos diabéticos;
  • Desidratação no ciclismo indoor;
  • PA no treinamento resistido de;
  • Frequência semanal no treinamento resistido de idosos;
  • Periodização do treinamento resistido para adolescentes;
  • Efeito da ingestão hídrica na reativação vagal cardíaca após o exercício resistido;
  • Projeto: Esporte para pessoas com deficiência;
  • Projeto: Influência do tempo de recuperação entre as séries do treinamento resistido na sensibilidade a insulina e glicemia capilar pós-exercício de idosos diabéticos;
  • Projeto: Efeitos alcalinizantes nos níveis de lactato sanguíneo de lutadores;
  • Projeto: O efeito do método Superset (agonista-antagonista) vs o método tradicional no volume total e na percepção subjetiva de esforço em uma sessão de treinamento resistido em homens recreacionalmente treinados;
  • Projeto: Ativação muscular em diferentes formas de execução do agachamento;
  • Efeito de diferentes modelos de periodização sobre o desempenho da força e flexibilidade em adolescentes.

Monitoria

Os alunos durante o curso tem a oportunidade de aprimorar sua formação acadêmica atuando como monitores em algumas disciplinas como Anatomia, Fisiologia do Exercício,  Medidas e Avaliação e Musculação. Todo este processo é feita através de um edital de seleção em cada semestre e o aluno recebe desconto na mensalidade.