Você está aqui: Página Inicial / Educação Física / Projetos de Extensão e Grupo de Estudo e Iniciação Científica

Projetos de Extensão e Grupo de Estudo e Iniciação Científica

Projeto Rua de Lazer em Ibitipoca e Trekking no Parque Estadual

O projeto alcança, de maneira especial, os moradores da Vila de Conceição do Ibitipoca, distrito da cidade de Lima Duarte, e os acadêmicos de Educação Física (licenciatura e bacharelado).

Na ocasião, são desenvolvidas atividades de recreação com as crianças de Ibitipoca e região, proporcionando aos acadêmicos dos cursos uma vivência na organização e orientação de atividades lúdicas, físico-motoras e recreativas. Além disso, também é ofertado aos adultos serviços como orientação para a prática de atividades físicas, aferição de pressão arterial e verificação do peso corporal.

Complementando este projeto, os alunos realizam, um dia após a Rua de Lazer,  um Trekking nas trilhas do Parque Florestal do Ibitipoca. a atividade é de grande importância para os estudos, pois alia a teoria e a prática fora da sala de aula e discute questões do “praticante de esportes na natureza”.

Associação Atlética da Faculdade Metodista Granbery

A Atlética da Faculdade Metodista Granbery oferece aos alunos – de todos os cursos- a prática de diversas modalidades esportivas, visando não apenas competições universitárias, mas, principalmente, a integração entre os alunos dos cursos oferecidos pela instituição.

Musculação para a Comunidade

O Projeto dos Laboratórios de Fisiologia e Musculação dos cursos Educação Física  atende a comunidade interna e externa e desenvolve inúmeras pesquisas. O objetivo do projeto é oferecer a prática do treinamento de força e aproximar a teoria da prática, contribuindo na formação dos alunos e estagiários, oportunizando a prática de atividade física pautada na qualidade de vida à comunidade.

Grupo de Corrida da FMG

Formado por corredores e caminhantes da comunidade interna e externa, o projeto permite acesso à prática do exercício físico a qualquer pessoa. São ofertadas duas turmas para o público externo.

Através do projeto, os estagiários vivenciam a preparação e a prescrição do treinamento.

O Grupo de Corrida também atende aos alunos atletas da elite de corredores de Juiz de Fora e região, possibilitando aos mesmos a formação profissional - com bolsa - nos cursos da faculdade, e garantindo uma excelente preparação atlética.

Grupo de Dança GIRO

O projeto tem o objetivo de levar os diversos estilos de dança para a  comunidade, de forma a demonstrar que essa prática é uma possibilidade de atividade física e artística e que está ao alcance de todos.

Podem participar do Grupo alunos de todos os cursos, professores e funcionários do Granbery, além da comunidade juizforana, que se interessa por uma prática corporal artística, prazerosa e saudável e com faixa etária de 18 a 60 anos.

O Grupo promove todos os anos uma evento intitulado “Mostra de Dança” que reúne, além dos integrantes do projeto,  apresentações dos alunos envolvidos com as temáticas relacionadas à Dança e de grupos externos.

Ginástica Laboral

O projeto tem o objetivo de promover a atividade física no cotidiano do trabalho dos funcionários da instituição. Os alunos/estagiários desenvolvem as atividades em cada setor e também conscientizam os colaboradores sobre a importância de adquirir qualidade de vida.

Faculdade Aberta “A Melhor Idade”- FaMidade

Atendendo pessoas ativas a partir de 55 anos, a FaMIdade tem como objetivo capacitar o idoso para uma vida ativa e cidadã, através de atividades físicas e cognitivas que estimulam o convívio social e a qualidade de vida.

As atividades como pilates, dança, informática, palestras sobre direito do consumidor, artesanato, contação de histórias e alfabetização são desenvolvidas por alunos, professores e funcionários da instituição.

O projeto atende cerca de 280 pessoas e contribui para a aproximação da teoria e prática na formação dos acadêmicos, ao mesmo tempo em que a instituição cumpre o compromisso social frente a demanda da crescente   necessidade de atendimento da comunidade da terceira idade de da sociedade, carentes economicamente ou não.

Grupo de Estudos e produção científica dos laboratórios LabFex e LabMusc

O Grupo de estudos e produção científica do Laboratórios de Fisiologia do Exercício e Laboratório de Musculação tem a orientação do professor Marcelo Dias e  demais docentes  dos cursos.

Atualmente, o grupo está em andamento com dois Projetos de Iniciação Científica, aprovados Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e reitoria. São eles:

1-    Influência do omplex and contrast training na performance atlética no desporto coletivo e individual – Professor Helder;
2-    Comparação das adaptações musculares e composição corporal entre alta e baixa frequência semanal de treinamento resistido por grupamento muscular- Professor Marcelo.

Veja as fotos dos projetos