Quem Somos

por fernanda.kian — última modificação 04/04/2023 16h53

A Cátedra de Direitos Humanos é um grupo de pesquisa e extensão, formada por acadêmicos, egressos e pessoas da comunidade. Foi unificada com a Cátedra de Gênero Wilma Roberts e com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, em 25 de outubro de 2012, com o objetivo de efetuar interpretações alternativas da realidade existente acerca dos Direitos Humanos, Gênero, Educação, Sustentabilidade e questões étnico-raciais.

Sua composição muda no início de cada semestre, momento em que é lançado um edital de seleção que oportuniza a entrada de novos membros. Os encontros são realizados a cada 15 dias, nas sextas-feiras às 17h30 min. Na oportunidade, são discutidos textos na modalidade de seminários e há o incentivo e o acompanhamento para a produção de pesquisa e extensão sobre o assunto.

MISSÃO: realizar estudos de aprofundamento sobre os temas em destaque, buscando colocar em prática a visão humanista preconizada pela Faculdade Metodista de Santa Maria-RS.

OBJETIVOS

  • Estimular a construção do conhecimento coletivo acerca das temáticas que envolvem e perpassam pelos direitos humanos; 
  • Propor uma reflexão acerca da concepção contemporânea de Direitos Humanos;
  • Disseminar o conhecimento adquirido no ambiente interno e externo à instituição, por meio de parcerias com Escolas e Instituições;
  • Intervir em processos que afetem diretamente às perspectivas da temática, contribuindo assim para uma sociedade cada vez mais equânime; 
  • Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de pesquisa dos envolvidos na produção de artigos científicos.
  • Diagnosticar desigualdades e problemas, bem como medidas efetivas para dissuadi-las; 
  • Proporcionar aos envolvidos uma constante integração/interação dos saberes e constante produção de conhecimento.