Você está aqui: Página Inicial / Direito / Notícias / Alunos do Direito realizam audiências simuladas

Alunos do Direito realizam audiências simuladas

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 17/06/2019 17h25
Alunos do Direito realizam audiências simuladas

Os alunos do curso de Direito realizaram entre os dias 11 e 12 de junho, no Auditório Vittorio Bergo, a Semana de Audiências Simuladas. O evento, que ocorre todos os anos, é dividido em três ramos: direito processual do trabalho, processo penal e processo civil.  Neste ano os alunos prepararam três audiências baseadas em caso real, com um pedido de indenização por danos morais.

No primeiro dia foi simulado o tribunal do júri com os alunos do 8° período que fizeram tanto o papel de promotores quanto de advogado de defesa. Os demais alunos foram convidados para serem os jurados. Já no segundo dia, tanto pela manhã quanto a noite, foram feitas as audiências de instrução e julgamento e de conciliação e de mediação. Os alunos se dividiram em papéis durante as audiências: uns atuaram como parte autora, outros como advogados da parte ré, testemunhas e as partes. E na audiência de conciliação e mediação, eles atuaram também como conciliadores e mediadores.

Para o apresentador da audiência simulada de conciliação, o aluno Eldemiro Ferreira, a experiência da simulação é muito válida. “As audiências são sempre muito boas. Essa participação que a gente faz sempre ajuda na nossa temática, na nossa matéria a poder compreender melhor como funciona o Direito e também como a gente deve agir depois que sair da faculdade. É muito proveitoso e eu estou gostando muito de fazer a simulada (audiência)”.