Você está aqui: Página Inicial / Ari / Notícias / Saiba como montar um cronograma de estudos para aprender qualquer idioma

Saiba como montar um cronograma de estudos para aprender qualquer idioma

por Admin última modificação 06/04/2021 10h42
Saiba como montar um cronograma de estudos para aprender qualquer idioma
Imagem: site Berlitz

Encontrar tempo para estudar um novo idioma em meio a rotina agitada em que vivemos sempre foi um grande desafio. A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de se dedicar por inteiro ao estudo, uma vez que não é fácil arranjar um horário vago na agenda da semana.

MONTANDO SEU CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA APRENDER UM NOVO IDIOMA

Aqui você vai encontrar algumas dicas para organizar a sua rotina e ter um melhor aproveitamento do seu tempo e fazer o seu próprio cronograma de estudos para aprender um novo idioma:

  • Preencha minutinhos do seu dia com música no idioma alvo;
  • Escute um podcast durante seu trajeto diário (no transporte público ou no carro);
  • Leia pequenos textos; procure ler um texto ou artigo de seu interesse uma vez por semana;
  • À medida que você avança no estudo do idioma, procure livros no idioma alvo com versões simplificadas para fazer leituras espaçadas em momentos de ócio;
  • Assista filmes aos finais de semana e comente sobre eles em algum blog ou nas redes sociais mesmo; procure escrever esses comentários no idioma estudado;
  • Pratique conversação com algum amigo ou colega que também esteja estudando um novo idioma. Você pode mandar mensagens no WhatsApp para seu amigo ou até mesmo escrever e-mails e manter uma correspondência divertida;
  • Tire pelo menos 1 hora do seu final de semana para fazer os exercícios do seu curso de idioma. É importante manter uma rotina nos dias que você não trabalha ou estuda, assim fica mais fácil de administrar os deveres com lição de casa que muitos cursos pedem como complemento.

401287fe0d0ba38c58bb447ff0bb3c52.gif

 

Aqui vai uma simulação dessas dicas para você completar com um cronograma de estudos conforme você deseje:

Segunda

 

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

Ouvir música ou podcast

 

Ler um texto ou artigo e criar um post

Escrever ou responder um e-mail de amigo

Começar uma conversa no WhatsApp

Praticar conversação com algum amigo

Fazer os exercícios semanais do curso

Assistir um filme ou ler um livro

 

Pronto! Agora fica mais fácil de organizar o seu tempo sem ocupar tanto espaço na rotina diária. Lembrando que com paciência e dedicação a tal fluência em um novo idioma vem quando você menos esperar.

 

5 DICAS PARA ACELERAR SEU APRENDIZADO EM IDIOMAS


Filmes e séries

Além de ser uma maneira divertida de praticar um novo idioma, filmes e séries são ferramentas clássicas para quem antes não tinha condições de pagar por um curso de idiomas. Uma dica legal é assistir um filme que você já viu várias vezes, com a legenda no idioma alvo e, eventualmente, assistir sem a legenda. Assim, você consegue entender a história e associar ao idioma que está aprendendo uma vez que você já assistiu ao filme anteriormente.

Músicas

Para os amantes de música essa dica não tem cara de estudo mesmo. Ouvir música em outro idioma pode treinar seu ouvido em relação à sotaques e palavras “contraídas” (no caso de o idioma ser o Inglês). Um exercício interessante é ouvir a música e ao mesmo tempo acompanhar a letra dela. Existem websites especializados nisso e até aplicativos de celular.

Aliás, aprender com música já foi até mesmo mencionado no episódio 2 do Podcast do Berlitz, mostrando que é totalmente verdadeiro e possível.

Uma dica de aplicativo para exercícios com músicas é o Lyrics training. Nele você encontra diversas letras para completar os espaços em branco enquanto escuta a música.

5c925da56dea4.gif

 

Aplicativos e Websites de estudo


Aplicativos e websites voltados para o estudo de um novo idioma são práticas complementares ao seu aprendizado. Atualmente, a internet conta com uma enorme variedade de material de estudo em forma de aplicativos como o Duolingo, por exemplo. Já um website legal para estudar é o Lingua-attack, nele você pode selecionar seu nível de aprendizado e automaticamente você é direcionado para conteúdos de leitura, vídeos, áudios e escrita no seu nível. Têm jogos e outras muitas dinâmicas interessantes, vale a pena conferir!

Apps: duolingo, lyrics training

Websites: Lingua-attack, youglish.com, kahoot!

 

Podcasts e TED Talks


Aposto que você já ouviu falar nessas palavrinhas acima. Podcasts são conteúdos de áudio que podem ser encontrados na internet ou em aplicativos como o Spotify. Eles podem ser apresentados em forma de entrevistas, palestras ou reflexões de diversos assuntos e idiomas. Tudo isso por áudio! Já os famosos TED talks são vídeos curtos onde o palestrante apresenta algum assunto inusitado e/ou interessante em determinada área. Dá pra praticar o seu idioma alvo encontrando TED talks e podcasts com o conteúdo que você gosta e, de quebra, manter-se informado e atualizado. Aqui um exemplo de TED talk!

Acesse também o site: www.ted.com, onde você encontra inúmeras informações e TED Talks.

 

Aprender dormindo


Parece estranho, mas você sabia que é possível aprender dormindo? Sim, existem estudos da medicina do sono que comprovam a eficácia de fixação de novas palavras durante o sono. Mas calma lá! É preciso lembrar que essas palavras devem ser apresentadas enquanto você está consciente, portanto, de nada adianta você ouvir um podcast enquanto está dormindo se não está familiarizado com pelo menos algumas das palavras usadas na fala em questão.

Essa dica se torna útil para reforçar o seu aprendizado do dia a dia. Você pode ir cochilar ou mesmo dormir a noite ouvindo alguma música ou diálogos entre pessoas no idioma que você está estudando. Esta é uma maneira de se familiarizar com as nuances da língua, com diferentes sotaques e exercitar a memória.

19b4a4867428b9e31bc8988e097875b6.gif

 

Essas são algumas das dicas mais comentadas e procuradas pelos alunos, mas vale lembrar que nada substitui o tradicional “baixar a cabeça e estudar” não é mesmo?! Afinal, é importante se dedicar ao aprendizado de um novo idioma com um curso ou estudo individual. Separe na sua rotina dias e horários que você poderá focar no estudo de uma nova língua.

É importante fazer os exercícios complementares para um melhor rendimento e não esqueça: Professor não faz milagre! Somos apenas facilitadores de aprendizagem e vamos te ajudar a chegar lá. Idiomas precisam ser praticados frequentemente senão você acaba “enferrujando” mesmo, e isso serve até para nós professores. Estar em constante contato com a língua almejada é o ideal para exercitar o cérebro e tornar esse processo algo natural.

Good luck and don’t give up!

Veja os nossos conteúdos gratuitos para aprender idiomas!


Este artigo foi escrito pela professora de Inglês e Português do Berlitz, Angélica Venturini.


*Esse conteúdo foi produzido pelo Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com o Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

registrado em: ,