Você está aqui: Página Inicial / Ari / Notícias / Curso de Arquitetura e Urbanismo promove missão de estudos em Buenos Aires

Curso de Arquitetura e Urbanismo promove missão de estudos em Buenos Aires

por alysson.feitosa — última modificação 29/05/2018 17h54
Interessados devem se inscrever até o dia 10 de junho de 2018
Curso de Arquitetura e Urbanismo promove missão de estudos em Buenos Aires
Estão abertas, até 10 de junho de 2018, as inscrições para o processo seletivo da "Missão Internacional de Estudos em Buenos Aires". A Missão é oferecida pela Faculdade Metodista Granbery em cooperação com a Leuphana University (Lüneburg, Alemanha) e com a FADU-UBA (Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad de Buenos Aires, Argentina), com apoio do grupo de pesquisas Atelier Américas da Escola de Arquitetura da UFMG.

O programa será realizado no segundo semestre deste ano e contempla: um seminário preparatório em agosto, em Belo Horizonte, e um workshop acompanhado de excursão com duração de 10 dias em Buenos Aires, em setembro (entre os dias 20 e 30), e visita de dois dias (opcional) a Montevidéu (1º e 2 de outubro).

A Missão de Estudos irá possibilitar a imersão intercultural dos alunos brasileiros ao discutir, em Buenos Aires, desafios urbanos atuais nas metrópoles latino-americanas, tendo em foco a questão habitacional e processos de auto-organização. Os alunos participarão, junto a professores e estudantes de outras duas nacionalidades (argentinos e alemães), de um workshop na FADU-UBA e de um programa de visitas guiadas a diversos bairros e edifícios, além de reuniões com agentes culturais e representantes do poder público. Adicionalmente, será oferecida uma extensão de dois dias da Missão em visita a Montevidéu (nos dias 1º e 2 de outubro).

A iniciativa é direcionada a alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo do Granbery, mas egressos e estudantes de Arquitetura e Urbanismo de outras unidades da Rede Metodista também podem se inscrever.

A Missão está organizada como uma disciplina concentrada de 40 horas-aula. Dessa forma, os alunos serão avaliados e, mediante aprovação, poderão solicitar o aproveitamento de créditos em substituição de uma disciplina optativa de 40 horas aula da grade regular do curso.

A avaliação se dará por meio de presença no Seminário Introdutório (em Belo Horizonte), de envolvimento no workshop e no programa de visitas guiadas (Buenos Aires) e pela entrega de relatório após a finalização da Missão. Todos os alunos receberão certificado de participação em atividade acadêmica internacional. Inscrições vão até 22h do dia 10 de junho de 2018.

A taxa de inscrição, para os alunos selecionados é de R$958,00, e refere-se aos custos administrativos da Missão, cobrindo despesas de organização, logística no Brasil e na Argentina, custos relacionados a colaborações no exterior e emissão de certificados. O pagamento deverá ser feito à vista e não haverá reembolso em caso de desistência. Custos relacionados a passagens aéreas, acomodação, alimentação, transportes terrestres e seguro viagem são de responsabilidade dos participantes.

Universidades parceiras
FADU-UBA (Facultad de Arquitectura, Diseño y Urbanismo - Universidad de Buenos Aires, Argentina) é uma instituição pública e reconhecida como a 2ª melhor escola de Arquitetura da América Latina. Seu edifício foi concebido seguindo as proposições do arquiteto franco-suíço Le Corbusier e conta com cerca de 25.000 alunos de graduação e 1.000 alunos de pós-graduação.
Leuphana University é uma universidade pública localizada em Lüneburg, Baixa Saxônia, Alemanha. Reconhecida por estabelecer um modelo de inovação e internacionalização único dentro do panorama acadêmico alemão, a instituição tem recebido vários prêmios.
O grupo de pesquisas Atelier Américas produz estudos que visam discutir os desafios urbanos atuais nas Américas.

Confira também o edital da Missão AQUI
registrado em: