Você está aqui: Página Inicial / Ari / Notícias / Centro Alemão de Ciência e Inovação promove concurso de ideias transformadoras em todas as áreas do conhecimento

Centro Alemão de Ciência e Inovação promove concurso de ideias transformadoras em todas as áreas do conhecimento

por Admin última modificação 08/06/2021 12h26
Vencedor(a) da etapa brasileira poderá participar da final mundial em Berlim
Centro Alemão de Ciência e Inovação promove concurso de ideias transformadoras em todas as áreas do conhecimento

O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo  (DWIH) está organizando a etapa brasileira do Falling Wall Lab Brazil, concurso da instituição alemã Falling Walls Foundation em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), o Ministério das Relações Externas da Alemanha, a Inova Unicamp e a EURAXESS.

Candidatos(as) de todas as áreas do conhecimento podem se inscrever até 1º de agosto. O(a) autor(a) da melhor proposta poderá participar da final mundial em Berlim, na Alemanha, tendo a chance de apresentar em inglês seu projeto em uma conferência que reunirá lideranças globais e cientistas renomados de todo o mundo.

Para participar, basta ter uma ideia, uma pesquisa, uma proposta de inovação ou até projeto de empreendedorismo com potencial de relevante transformação. O material deve ser enviado em inglês na plataforma digital https://falling-walls.com/lab/apply/brazil/ até 1º de agosto.

No concurso FWL Brazil 2020, Jonas Cunha da Silva, estudante do curso de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi eleito o inovador do ano com uma proposta para diminuir o desperdício na cadeia agrícola e de alimentação. Ele criou um bioplástico líquido, feito a partir de cascas de frutas, que funciona como uma película protetora, prolongando a vida útil de alimentos.

“O Falling Walls Lab Brazil abre portas para quem tem uma ideia com potencial transformador e quer compartilhá-la com líderes globais da ciência, negócios, política, arte e sociedade. Em edições anteriores do concurso, percebemos que os jovens cientistas brasileiros têm soluções incríveis (e práticas) para resolver alguns dos problemas globais”, destaca Marcio Weichert, coordenador do DWIH São Paulo.

Final da FWL Brazil

A etapa Falling Walls Lab (FWL) Brazil 2021 acontecerá on-line em 9 de setembro. Para esta etapa, um comitê de avaliadores selecionará aproximadamente 15 candidatos(as) entre os(as) inscritos(as). Cada candidato terá três minutos para apresentar em um vídeo pitch, em inglês, o caráter inovador e o impacto de sua proposta. Em seguida, ao vivo e on-line, o(a) candidato(a) esclarecerá dúvidas do júri de alto nível.

Composto por especialistas da academia, da imprensa, do empresariado e do ecossistema de inovação, o júri elegerá os vencedores com base em três critérios: caráter inovador, relevância e impacto da proposta, bem como capacidade de comunicação.

O FWL Brazil 2020 oferecerá cinco troféus. O júri escolherá os(as) três primeiros(as) colocados(as), além de conceder o Prêmio de Empreendedorismo do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), que dá direito à participação na DAAD Innovation Week, um programa de inovação e empreendedorismo aplicado por universidades técnicas alemãs sob supervisão do DAAD. A audiência decidirá, por votação on-line, quem receberá o quinto troféu, o Prêmio do Público.

Prêmios do FWL Brazil 

Caso a grande final mundial seja confirmada na modalidade presencial, o(a) vencedor(a) da etapa brasileira ganhará a viagem para Berlim, na Alemanha, com passagem e acomodações, para expor sua ideia a um júri de renomados cientistas e líderes mundiais da área acadêmica e de negócios. O(a) campeã(o) da etapa brasileira também participará de um programa de atividades complementares oferecido pela Falling Walls Foundation e pela campanha Research in Germany. Os pontos altos da programação serão a disputa final em 7 de novembro e a participação na Falling Walls Conference, em 9 de novembro.

O(a) vencedor(a) da competição será conhecido(a) como o Breakthrough Winner of the Year na categoria Emerging Talent, ganhará um prêmio em dinheiro e apresentará sua ideia transformadora no palco da Falling Walls Conference. O concurso Falling Walls Lab faz parte da iniciativa Breakthroughs of the Year, que premia tanto jovens pesquisadores quanto cientistas sêniores em 10 categorias.

Resumo do cronograma:

  • 16 de julho: pré-evento com dicas para apresentar sua ideia no Falling Walls Lab Brazil, saiba mais aqui.
  • 1º de agosto: fim das inscrições para a etapa.
  • 9 de setembro: etapa on-line Falling Walls Lab Brazil 2021, mais informações aqui.
  • 7 de novembro: final do Falling Walls Lab 2021 (presencial ou on-line, a confirmar).
  • 9 de novembro: apresentação do grande vencedor na Falling Walls Conference (presencial ou on-line, a confirmar).