Você está aqui: Página Inicial / Ari / Notícias / Assessoria de Relações Internacionais convida para a nona edição on-line do Diálogo Brasil-Alemanha que terá como tema “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”

Assessoria de Relações Internacionais convida para a nona edição on-line do Diálogo Brasil-Alemanha que terá como tema “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”

por Admin última modificação 12/05/2021 11h00
Em seminário digital de quatro dias, especialistas do Brasil e da Alemanha debatem como as cidades podem criar uma agenda sustentável para atenuar as mudanças climáticas
Assessoria de Relações Internacionais convida para a nona edição on-line do Diálogo Brasil-Alemanha que terá como tema “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) convida a todos para participar, no período de 17 a 20 de maio, do 9º Diálogo Brasil-Alemanha sobre Ciência, Pesquisa e Inovação, este ano com a temática: “Cities and Climate – The Multi-level Governance Challenge”. A série de palestras é organizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH) São Paulo e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O evento, que será ministrado totalmente em inglês, discutirá como as cidades podem criar uma agenda sustentável para atenuar adversidades que criam em relação ao meio ambiente. Para tanto, economistas, engenheiros, juristas, pesquisadores e docentes do Brasil e da Alemanha apresentarão análises de estudos, tendências e previsões dos impactos do clima no ecossistema das cidades.

Entre os destaques dos palestrantes do lado alemão estão o oceanógrafo e professor de física dos oceanos da Universidade de Potsdam, Stefan Rahmstorf, retratado como um dos dez maiores cientistas do clima do mundo pelo jornal Financial Times, e a professora de direito público e direito ambiental da Universidade de Münster (WWU) Sabine Schlacke, vice-presidente do Conselho Científico do Governo Alemão para Mudanças Ambientais Globais (WBGU).

Entre os brasileiros, os destaques são a participação do professor Marcos Buckeridge, diretor do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do programa de pesquisa USP Cidades Globais, e da professora Leila da Costa Ferreira, representante da Unicamp na Worldwide Universities Network (WUN) Global Challenges – Adapting to Climate Change.

Temas como governança, consequências nas cidades litorâneas do aquecimento global, efeitos da pandemia, ciência e tecnologia e seus usos para monitorar, mitigar e adaptação às mudanças climáticas estarão no centro das conversas.

Um dos objetivos do evento é incentivar uma maior cooperação entre Brasil e Alemanha nas pesquisas sobre a relação entre cidades e clima, bem como na busca de novas soluções. Essa cooperação científica binacional entre pesquisadores fará parte do encontro mesmo no formato on-line.

O seminário é gratuito e para participar é necessário realizar inscrição por meio deste link.

Período: 17 a 20 de maio

Horário: das 9h às 13h no Brasil (respectivamente das 14h às 18 h na Alemanha)

Idioma: inglês

Mais informações sobre temáticas e palestrantes na página do evento

registrado em: