Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Cursos Presenciais / Psicopedagogia

Psicopedagogia (Clínica e Institucional)

 

Aspectos Legais

Curso em conformidade com as Resoluções CNE/CES nº 01/2001, nº 01/2007 e nº 2/2014. Curso que atende a regulamentação para o exercício da atividade de Psicopedagogia de acordo com o projeto de lei aprovado em 16/10/2013 pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE- PLC 31/2010).

 

Objetivos

  • Apresentar os fundamentos da psicopedagogia, seus aspectos históricos e legais;
  • Conhecer e refletir sobre aspectos sociológicos, filosóficos, antropológicos e culturais a partir dos principais autores que fundamentam esses pensamentos na contemporaneidade e suas principais influências no processo educacional;
  • Situar a práxis psicopedagógica nos contextos de aprendizagem;
  • Compreender a contribuição dos campos de estudo da neurologia, da fonoaudiologia, da psicologia e das diversas áreas da linguagem, ao subsidiar a avaliação, o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica clínica e institucional nas dificuldades de aprendizagem; 
  • Subsidiar os discentes na elaboração de seu projeto de pesquisa para intervenção na realidade educacional, divulgação de suas experiências e continuidade dos estudos.

 

Matriz Curricular

Módulo I - Fundamentos da Psicopedagogia
Aula Magna e apresentação do curso;
Metodologia Científica;
A Psicopedagogia e seu campo de ação.
Psicologia da Educação – aprendizagem e desenvolvimento humano;
Educação e Contemporaneidade;
Oficina: Plataforma Moodle

Módulo II - Psicopedagogia e a contribuição de outras áreas do saber
 Aspectos Neurológicos da Aprendizagem;
Neurociência Educacional;
Saúde Mental e Aprendizagem;
Seminário: Psicopedagogia e as bases teóricas que sustentam seu campo de atuação.

Módulo III - Linguagem: ensino e aprendizagem
Linguagem oral e escrita: a relação entre fala e escrita no processo de ensino-aprendizagem;
Linguagem Matemática - número, operações, grandezas e medidas , espaço e forma;
Fonoaudiologia Aplicada à Educação;
Conceitos e Fundamentos da Educação Inclusiva;
O psicopedagogo e os problemas de aprendizagem na leitura, escrita e raciocínio lógico matemático.

Módulo IV - A Práxis Psicopedagógica
Psicopedagogia Institucional;
Psicopedagogia Clínica.
Elementos da prática psicopedagógica: entrevista, avaliação, diagnóstico e intervenção.

Módulo V - Diferentes línguas e linguagens e sua contribuição à psicopedagogia
       Núcleo de Prática Psicopedagógica – A formação do psicopedagogo em:

  1. Libras;
  2. Braille;
  3. Relação entre corporeidade e aprendizagem;

    Estratégias lúdicas de intervenção psicopedagógica;
    Tecnologia Assistivas e Comunicação Alternativa;
    Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação

 

Módulo VI – A Psicopedagogia na Prática
Núcleo de Prática Psicopedagógica;
Pesquisa em Psicopedagogia.

 

Público-Alvo

Portadores de diploma de curso superior em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e Licenciaturas em geral interessados em aperfeiçoar-se nas áreas relacionadas ao ensino-aprendizagem, numa perspectiva preventiva e terapêutica dos problemas decorrentes de dificuldades nesse processo. Atende ao Projeto de lei aprovado que define o exercício da profissão apenas aos graduados em Psicopedagogia, mas também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada à área.

 

Pré-requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior.

 

Coordenação

Geíza Torres Gonçalves de Araújo ()

  • Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010), especialista em Psicopedagogia pela Universidade Iguaçu (2003) e graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1997). Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia e da pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia e Alfabetização e Letramento: múltiplas linguagens, da Faculdade Metodista Granbery. Atua como professora titular e supervisora de estágio - Faculdade Metodista Granbery. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de formação e atuação do professor e pedagogo; trabalho docente e políticas educacionais, educação inclusiva, gestão educacional, ensino e pesquisa.

 

Corpo Docente

Abgail Guedes Magalhães

  • Mestre em Literatura, Especialista em Psicopedagogia, graduada em Letras.

 

Aline Bisotti Dornelas

  • Mestre.

 

Dedilene Alves de Jesus

  • Doutora.

 

Elismara Vaz Talmas

  • Mestre em Letras- CES, Especialista em Educação Infantil, Graduada em Psicologia.

 

Emerson Rodrigues Duarte

  • Mestre.

 

Geiza Torres Gonçalves de Araujo

  • Mestre em Educação- UFJF, Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia.

 

Gisele de Rezende Franco

  • Doutora.

 

Juliana Célia de Oliveira

  • Doutoranda em Psicologia pela UFJF , mestre em Psicologia, Graduada em Psicologia.

 

Lecir Jacinto Barbacovi

  • Doutor em Educação UFMG, Mestre em Ciência da Religião UFJF, Graduação em Filosofia.

 

Luciane Aparecida Nobre

  • Mestre.

 

Luis Carlos de Oliveira

  • Mestrando em Educação pela UFJF, Graduado em Letras.

 

Marcos Moreira

  • Doutor em Medicina – UFJF - Neurologista.

 

Marta Elaine de Oliveira

  • Mestre em Educação UFJF, Graduada em Matemática.

 

Mônica Maria de Souza Braida Kirchmeyer

  • Especialista em Psicopedagogia, Graduada em Pedagogia.

 

Shirlene Vianna Moreira

  • Mestre em música pela UFMG, neuropsicóloga e neuromusicoterapeuta, especialista em reabilitação neuropsicológica pela USP, formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy do Center for Biomedical Research in Music Colorado State University/USA e fellow ship em Art-Thérapie Musicothérapie no Centre Hospitalier Georges Mazurelle - França.

 

Sonia Cupertino de Jesus

  • Mestre em Letras, Especialização em Libras, Graduada em Letras.

 

Victor Miranda de Oliveira

  • Especialista em Gestão de Pessoas.

 

OS PROFESSORES PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS A CRITÉRIO DA INSTITUIÇÃO, SEM PRÉVIO AVISO.

 

Informações

Início das aulas: 17/09/2016
Carga Horária: 600h/a
Dias e Horários de Oferecimento: sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Encontros: quinzenais (esporadicamente, as aulas acontecem em sábados seguidos)
Número de parcelas: 30

Mensalidade (2017)

Valor para pagamento antecipado:
R$ 317,00*

Valor para pagamento após o vencimento: 
R$ 321,83

 *Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

 

Documentação Exigida para Efetivação da Pré-matrícula

(Original e cópia dos documentos abaixo)

  • Diploma ou declaração de conclusão da graduação em curso superior, devidamente registrado;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Curriculum vitae, em uma via (com comprovantes);
  • Uma foto 3x4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.

Obs: A Central de Atendimento Integrado autenticará todos os documentos.

 

Informações Adicionais/Dúvidas

Faculdade Metodista Granbery
Rua Batista de Oliveira, 1145.
Bairro Granbery – Juiz de Fora – MG.
CEP: 36.010-532
(entrada pela Rua Sampaio)

Núcleo de Pós-graduação
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados de 8 às 13h
Telefone (32) 2101-1860