Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Cursos Presenciais / Educação Especial e Inclusiva

Educação Especial e Inclusiva

Inscreva-se

 

Aspectos Legais

Curso em conformidade com as Resoluções CNE/CES nº 01/2001,  nº 02/2014 e 01/2018
Lei nº 8069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente – Educação Especial
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.- Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

 

Objetivos

  • Articular as discussões teóricas, nos diferentes campos do conhecimento, tais como: neurociências, fonoaudiologia, psicologia e outras inter-relacionadas, que referenciam o trabalho sobre inclusão em educação especial: Interculturalidade, Diferenças, Identidades e Desigualdades e processo de ensino e aprendizagem na escola.

  • Capacitar os profissionais para atuarem com pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais em diversos contextos.

  • Capacitar o pós-graduando para a participação em trabalhos de equipes de planejamento pedagógico, currículo e avaliação, concentrando sua ação nos aspectos vinculados aos processos de desenvolvimento humano e de aprendizagem focando as práticas educacionais inclusivas.

  • Acrescentar propostas inovadoras nas práticas pedagógicas do professor, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação;

     

Matriz Curricular

Módulo I: Fundamentos da Educação Especial
Aula Magna e apresentação do curso
Leitura e escrita acadêmica
Metodologia de Científica (Oficina)
Marcos Históricos e Teóricos de Inclusão em Educação
Marcos Político- legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Módulo II: As contribuições das diferentes áreas do conhecimento no campo da Educação Especial
Neurociências e Educação 
Saúde Mental 
Nutrição na perspectiva da Educação Inclusiva

Módulo III: Conhecimento e ação na Educação Especial
Transtornos no Neurodesenvolvimento e Educação Inclusiva
Deficiência Física e suas implicações na Educação
Altas Habilidades /Superdotação

Módulo IV: Educação Especial e Linguagens
Pesquisa e Educação
Aspectos da Linguagem no processo de Inclusão Escolar
Diversidade e Alfabetização: possibilidades para a sala de aula
Tecnologia Assistiva e Comunicação Aumentativa e Alternativa

Módulo V: Práxis em Educação Especial
Libras
Deficiência Visual e noções do sistema Braile 
Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade

Processo de pesquisa e elaboração do Trabalho de conclusão (VIRTUAL)

 

Público-Alvo

Licenciados em Pedagogia, Normal Superior, Letras, Matemática e cursos afins; e profissionais interessados em aperfeiçoar-se em educação, principalmente para atuarem com pessoas que apresentam necessidades educacionais especiais em diversos contextos.

 

Pré-requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento de curso superior.

 

Coordenação

Elismara Vaz Talmas ()
Graduada e Licenciada em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Mestre em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora - (CES/JF). Linha de pesquisa Literatura de Minas - O Regional e o Universal. Especialista em Educação Infantil, Creche e Pré-Escola (CES/JF). Professora titular da Faculdade Metodista Granbery - (FMG). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teorias da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Diversidade, Distúrbios e Transtornos de Aprendizagem. Atualmente tem se dedicado à compreensão dos processos cognitivos envolvidos na aprendizagem, com pesquisas que busquem compreender a relação entre atenção, percepção e memória.

 

Corpo Docente

Profª Ms. Abgail Guedes Magalhães
profª Ms. Elismara Vaz Talmas
Prof Ms. Emerson Rodrigues Duarte
profª Ms. Geiza T Gonçalves de Araujo
Profª Drª Gisele de Rezende Franco
Profª Ms. Juliana Célia de Oliveira
Profª Esp. Karla Aparecida Gabriel
Profª Ms. Luciane Aparecida Nobre
Prof Ms. Luis Carlos de Oliveira
Profª Esp. Rita Petronilho Barboza
Profª Ms. Sônia Cupertino de Jesus
Profª Ms. Vanessa Sequeira Fontes
Prof Ms. Victor Miranda de Oliveira

 

OS PROFESSORES PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS A CRITÉRIO DA INSTITUIÇÃO, SEM PRÉVIO AVISO.

Informações

Inscrições até 07/10/2018
Início das aulas:
 22/09/2018
Carga Horária: 360 h/a 
Dias e Horários de Oferecimento: sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Encontros: quinzenais (esporadicamente, as aulas acontecem em sábados seguidos)
Número de parcelas: 24


Mensalidade (2018)

Valor para pagamento antecipado:
R$ 355,00*

Valor para pagamento após o vencimento: 
R$ 360,41

 *Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

 

Documentação Exigida para Efetivação da Pré-matrícula:

(Original e cópia dos documentos abaixo)

  • Diploma ou declaração de conclusão da graduação em curso superior, devidamente registrado;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Curriculum vitae, em uma via (com comprovantes);
  • Uma foto 3x4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.

Obs: A Central de Atendimento Integrado autenticará todos os documentos.

 

Informações Adicionais/Dúvidas

Faculdade Metodista Granbery
Rua Batista de Oliveira, 1145.
Bairro Granbery – Juiz de Fora – MG.
CEP: 36.010-532
(entrada pela Rua Sampaio)

Núcleo de Pós-graduação
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados de 8 às 13h.
Telefone (32) 2101-1860 ou 2101-1848