Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Cursos Presenciais / Alfabetizacao e Letramento

Alfabetização e Letramento: Diferentes Linguagens e sua Aprendizagem

Inscreva-se

 

Aspectos Legais

Curso em conformidade com as Resoluções CNE/CES nº 01/2001,  nº 02/2014 e 01/2018

 

Objetivos

  • Articular as discussões teóricas que referenciam o trabalho com as diferentes linguagens na escola, contribuindo para uma práxis pedagógica diferenciada e consciente;
  • Compreender a contribuição dos campos de estudo da fonética, da fonologia, da morfossintaxe, da psicologia e de correntes da linguagem e da linguística para o ensino de Língua Portuguesa e para a ação de alfabetizar e letrar, segundo as mais diversas situações e esferas discursivas e interacionais;
  • Proporcionar a discussão das várias formas de linguagem – oral, escrita, multissemiótica, multimodal, digital – e sua relação com a prática educacional bem como com as práticas sociais de uso da leitura e da escrita;
  • Acrescentar propostas inovadoras nas práticas pedagógicas do professor, contribuindo para a melhora da qualidade da educação;
  • Discutir as fundamentações legais sobre o ensino Fundamental de nove anos e suas implicações pedagógicas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental;
  • Discutir as práticas inclusivas para o ensino/aprendizado da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Refletir sobre o tempo e o espaço de aprendizagem na Educação Infantil, bem como a respeito da importância do brincar como recurso lúdico, de aprendizagem e formação;
  • Possibilitar a vivência de experiências de pesquisa científica, no campo da educação, e tendo em vista as áreas de ensino de língua portuguesa, de linguagem e linguística, por meio da investigação e elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Matriz Curricular

Módulo I – Desenvolvimento e aprendizagem
Aula Magna e Oficina Plataforma Moodle
Metodologia Científica – normas técnicas
Psicologia da Educação – aprendizagem e desenvolvimento humano

Módulo II – Alfabetizar e letrar: aspectos teóricos e de aprendizagem
Alfabetização e letramento: concepções teóricas e perspectivas de ensino
Alfabetização: aspectos fonético/fonológicos, ortográficos e morfossintáticos
Variação Linguística e Ensino

Módulo III – Função social da leitura e da escrita
Gêneros textuais: e ensino e alfabetização
O texto na sala de aula: produção de gêneros, reescrita e avaliação

Módulo IV – Alfabetizar e letrar: tempo e espaços escolares
Rotinas da alfabetização: organização do trabalho pedagógico
Políticas educacionais e de alfabetização – Currículo e a BNCC, PNE, Ensino Fundamental de 9 anos, PNAIC, EJA
Avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental na escola e da escola

Módulo V – Alfabetizar e letrar: elementos da práxis
Processos de leitura – habilidades e estratégias de ensino
Processos de escrita – a análise linguística e os aspectos notacionais e normativos da língua

Módulo VI - Alfabetizar e letrar: ampliando concepções e linguagens
Alfabetização matemática na perspectiva do letramento
O brincar e as brincadeiras: imaginação, representação, ludicidade e aprendizagem.

Módulo VII- Múltiplas linguagens e letramentos
Práticas de oralidade
Letramentos múltiplos e Multiletramentos

Módulo VIII- Práticas inclusivas de alfabetização e letramento
O direito de aprender: inclusão, alfabetização e letramento
Tecnologias assistivas, comunicação e aumentativa

Módulo IX – Pesquisa em educação
Metodologia e pesquisa científica

 

Público-Alvo

Licenciados em Pedagogia, Letras, Matemática, Normal Superior e cursos afins, bem como profissionais interessados em aperfeiçoar-se em educação, principalmente nos processos de alfabetização e letramento e Ensino de Língua Portuguesa. 

Pré-requisitos

Portadores de diploma das diversas áreas do conhecimento do curso superior

 

Coordenação

Luís Carlos de Oliveira (luis.oliveira1@granbery.metodista.br)
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), área de concentração Linguagem e Sociolinguística; Especialista em Língua Portuguesa e Ensino pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela UFJF; Graduado em Letras pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF). Atualmente é coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Educacional e Alfabetização e Letramento: diferentes linguagens e sua aprendizagem, professor dos cursos de Graduação Pedagogia, Psicologia e Sistemas de Informação; é coordenador pedagógico de Língua Portuguesa do Colégio Metodista Granbery, atuando com formação de professores; exerce a função de professor de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio do Colégio Granbery.

 

Corpo Docente

Profª. Ms. Abgail Magalhães
Profª. Ms. Ana Gabriela da Costa Lara
Profª. Ms. Josiane de Castro Cândido
Profª. Drª. Juliana Célia de Oliveira
Profª. Esp. Ketty Claudia Neves do Amaral
Prof. Ms. Luís Carlos de Oliveira
Profª. Ms. Maria Cristina Moraes de Carvalho
Profª. Drª. Marta Elaine de Oliveira
Profª. Ms. Queila Adriana de Alcântara
Profª. Ms. Sabryna Lana de Souza Rocha
Profª. Esp. Silvana de Fátima Pereira Carvalho
Profª. Ms. Terezinha Toledo Melquíades de Melo
Prof. Ms. Victor Miranda de Oliveira

OS PROFESSORES PODERÃO SER SUBSTITUÍDOS A CRITÉRIO DA INSTITUIÇÃO, SEM PRÉVIO AVISO.

 

Informações

Inscrições até 07/10/2018
Início das aulas:
22/09/2018 
Carga Horária: 360 h/a 
Dias e Horários de Oferecimento: sábados, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30 
Encontros: quinzenais (esporadicamente, as aulas acontecem em sábados seguidos)
Número de parcelas: 24

 

Mensalidade (2018)

Valor para pagamento antecipado:
R$ 290,00 

Valor para pagamento após o vencimento:
R$ 294,42

 *Desconto válido para pagamento até o dia do vencimento, nos termos do contrato de prestação de serviços educacionais.

 

Documentação Exigida para Efetivação da Pré-matrícula

(Original e cópia dos documentos abaixo)

  • Diploma ou declaração de conclusão da graduação em curso superior, devidamente registrado;
  • Histórico escolar do curso de graduação;
  • Curriculum vitae, em uma via (com comprovantes);
  • Uma foto 3x4;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de Identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Formulário de Pré-matrícula e Termo de Adesão devidamente datado e assinado.

Obs: A Central de Atendimento Integrado autenticará todos os documentos.

 

Informações Adicionais/Dúvidas

Faculdade Metodista Granbery
Rua Batista de Oliveira, 1145.
Bairro Granbery – Juiz de Fora – MG.
CEP: 36.010-532
(entrada pela Rua Sampaio)

Núcleo de Pós-graduação
Segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados de 8 às 13h.
Telefone (32) 2101-1860 ou 2101-1848