Você está aqui: Página Inicial / Portal de Periódicos da Capes oferece treinamento online para fazer pesquisas

Portal de Periódicos da Capes oferece treinamento online para fazer pesquisas

Biblioteca virtual poderá ser acessada por pesquisadores brasileiros por meio da plataforma Mconf

O Portal de Periódicos, que reúne literatura acadêmica e científica à disposição dos pesquisadores brasileiros, passou a oferecer treinamento via internet para os usuários. O objetivo da Capes é ampliar em 2016 o número de atendimentos da biblioteca virtual, já que o meio digital permite acesso mais rápido e fácil às informações, sem limitação do tempo dos instrutores.

Segundo informações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e do Portal de Periódicos, a tecnologia utilizada será o Mconf - serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que dispõe de capacidade de comunicação em áudio e vídeo em tempo real.

As inscrições continuam da mesma forma: os interessados devem acessar a área de Treinamentos do Portal para garantir a participação. Acesse o site. Além da capacitação promovida pelo Portal de Periódicos, haverá capacitação dos editores com os quais a Capes assina contrato. Os dois tipos de sessões seguirão os mesmos padrões para inscrições, acessos e realização do curso.

Para receber o certificado, é imprescindível que o usuário inscreva-se no Portal, uma vez que o documento que atesta a participação no treinamento ficará disponível no "Meu Espaço". O curso terá turmas todos os dias, em turnos intercalados. Para evitar intercorrências no acesso à sala de aula virtual, recomenda-se abrir o link de acesso ao Mconf - que será enviado para o e-mail cadastrado - pelo navegador Mozilla Firefox. Também é necessário ter os softwares Java e Flash atualizados no computador.
Em caso de dúvidas sobre os treinamentos online, basta fazer contato pelo treinamento.periodicos@capes.gov.br.

Busca facilitada

Segundo a Capes, por meio da capacitação é possível verificar qual o conteúdo disponível para a comunidade acadêmica e científica brasileira, compreender de forma mais clara as ferramentas de pesquisa e com isso facilitar a busca pela informação desejada no menor tempo possível.

Em 2015, foram realizados 35 treinamentos presenciais, qualificando um público de mais de quatro mil pessoas da comunidade acadêmica -- docentes, pesquisadores, bibliotecários, alunos de graduação e pós-graduação e profissionais de diversas áreas. Em comparação com 2014, o número de turmas dobrou. Veja mais.