Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Veja como aprender um idioma rapidamente

Veja como aprender um idioma rapidamente

por fernanda.kian última modificação 26/11/2020 12h04
Dominar um novo idioma pode parecer desafiador, especialmente se você precisa aprendê-lo rápido
Veja como aprender um idioma rapidamente
Imagem: site Berlitz

Talvez você tenha de se mudar para o exterior a trabalho, conversar com seus colegas estrangeiros, ou melhor, se comunicar com um novo parceiro ou amigos. Veja dicas de como aprender um idioma rápido.

Mas mesmo que o tempo seja um fator, não se intimide ou se sinta sobrecarregado – ter expectativas realistas e definir pequenas metas irá ajudá-lo a conquistar habilidades básicas de conversação. Você pode descobrir que há como se comunicar com os nativos muito mais rápido do que você poderia imaginar.

Aproveite todas as oportunidades para falar a sua língua-alvo

Como qualquer novo empreendimento, aprender um idioma exige dedicação. Os especialistas concordam que os resultados acontecem mais rápidos quando nos comprometemos com novas habilidades, em vez de escolher a opção mais fácil de falar em nossa língua nativa.

Seu cérebro terá que trabalhar mais e pensar criativamente para se comunicar em seu novo idioma, mas quanto mais você o usa, mais provavelmente atingirá seu objetivo. É por isso que muitos de nós esquecemos o francês e o espanhol que aprendemos na escola – simplesmente porque não usamos em nosso cotidiano.

Mesmo se você não puder morar no exterior, há muitas maneiras de usar seu novo idioma em casa.

Cerque-se do idioma escolhido

Tente alterar as configurações de idioma do telefone e das mídias sociais. Reserve um tempo para estudar ou falar seu novo idioma sem se distrair, e logo você notará a diferença. Esse tipo de imersão no idioma com certeza agiliza o processo de aprendizagem.

Se o tempo não estiver ao seu lado, descubra como nosso programa de imersão total poderá ajudá-lo – com um currículo personalizado e intensivo de sessões o dia inteiro, nosso objetivo é que você se comunique no idioma escolhido em apenas uma semana.

Use seu tempo livre para aprender um novo idioma

Como aprender um idioma rápido no seu tempo livre? Pense nas coisas que você faz para relaxar – ler, ouvir podcasts, ou assistir televisão. Tente ver a mídia em um idioma estrangeiro, alterne para podcasts gravados em seu idioma escolhido, ou assista a programas com legendas.

Ler livros infantis ilustrados é uma ótima maneira de começar a aprender o básico por causa das figuras que acompanham as palavras. Mesmo que pareça um trabalho árduo no início, não demora muito para que novas palavras e frases comecem a fazer sentido.

Experimente a cultura local

Se possível, planeje uma viagem ao exterior para que possa vivenciar o idioma e cultura em primeira mão. Isso permitirá que você experiente suas novas habilidades no ambiente ideal. Estabeleça metas diárias atingíveis pedindo comida em um restaurante ou perguntando onde você pode encontrar itens específicos no supermercado.

Esses tipos de interação com os habitantes locais irão ajudá-lo a entender o contexto e aumentar sua confiança.

Pratique com outras pessoas

É importante ter alguém que seja nativo da língua ou um instrutor para ajudá-lo com seu processo. Embora a repetição seja a chave do aprendizado, com ninguém para corrigi-lo ou dar feedback, você poderá repetir os mesmos erros continuamente.

Com nosso programa de imersão total, você será guiado por instrutores treinados em interações "cara a cara", usando métodos de aprendizagem adequados a você como indivíduo. Também pode ser benéfico praticar em grupo, onde você conversará com seus colegas. Você terá sessões regulares de feedback para saber onde melhorar – e onde já domina o idioma.

Não se preocupe com as pequenas coisas

Muitas vezes tentamos decorar longas listas de palavras, e pode ser frustrante quando a gramática não vem naturalmente.

Concentre-se na fluência em vez da perfeição e estude tópicos práticos em vez de tentar recitar longos textos - é provável que você seja compreendido, e, com a prática, a gramática seguirá.

Cometer erros

Você fará muitos ao longo do caminho, então tenha coragem e encare cada interação como uma oportunidade de aprender. Não tenha medo de errar – nativos do idioma apreciarão seus esforços. É muito fácil desanimar, especialmente nos estágios iniciais, mas tente não ser muito duro consigo mesmo.

Depois de aceitar os erros como parte da jornada e começar aprender com eles, você aproveitará muito mais o processo.

Continue!

Quando você atingir sua meta de aprendizagem do idioma, não fique tentado a deixar sua nova habilidade cair no esquecimento. Use o que aprendeu e continue praticando – junte-se a um grupo de idioma local, ou encontre um parceiro para se encontrarem regularmente.

Com esse idioma em seu currículo, você poderá achar que enfrentar outras pessoas no mercado de trabalho é muito mais fácil que antes. Você crescerá cada vez mais se vir isso como uma oportunidade de aprendizado para toda a vida.


*Esse conteúdo foi produzido pela Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com a Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

registrado em: ,