Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reflexão de Natal – 2023

Reflexão de Natal – 2023

por Natalia Canteli última modificação 22/12/2023 18h55
Reflexão de Natal – 2023

“O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,18).

Natal, tempo de renovação e de esperança Estamos em tempo de Advento, em latim “Adventus”, que significa “vinda”.

Caminhar em Tempo de Advento é olhar para o nascimento de Cristo, há mais de dois mil anos; é apontar para a Sua última vinda gloriosa; mas é também estarmos vigilantes e atentos às Suas vindas, no hoje das nossas vidas.

Preparar o Natal é olhar para a vinda de Cristo. Ele já veio. Nasceu num lugar concreto, num país concreto e transformou a nossa história e a nossa vida. Naquela pequena povoação da Judeia, em Belém, nasceu Jesus, filho de Maria, e esse Menino iniciou um caminho do qual todos nós somos herdeiros. Olhar para esse acontecimento que marca a história é sermos introduzidos na história da Salvação, no projeto de Deus que vem até nós, de uma forma muito especial, em Seu Filho Jesus.

Natal é um tempo favorável para a redescoberta de uma esperança não vaga nem ilusória, mas certa e confiável, porque está "ancorada" em Cristo, Deus feito homem, rochedo da nossa salvação. Com esta confiança construímos, agora, o nosso presente e olhamos para o futuro com olhos de esperança, com os olhos de Deus.

Natal é um tempo propício à reflexão, à oração e à conversão. Preparemo-nos para acolher o Emanuel, o Deus-conosco, que veio a esse mundo para nos salvar e deixar uma mensagem de fé, de esperança e de amor!

Oração: Deus Emanuel, toque em nosso coração para que seja uma manjedoura que acolha o Menino Jesus; que o nosso lar seja uma gruta, onde Maria e José encontrem abrigo e que sua casa seja um grande presépio, onde Jesus possa ser reconhecido e acolhido como Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.

Que venha sobre nós, neste Natal, o Reino de Deus, Reino de Paz, Justiça e Amor.

Boas Festas e um Ano Novo cheio esperança.

Reverenda Márcia Célia Pereira
Coord. Pastoral Escolar e Universitária do IEP