Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Reflexão da Pastoral - Dia da Reforma Protestante

Reflexão da Pastoral - Dia da Reforma Protestante

por Natalia Canteli última modificação 30/10/2024 12h30

A Reforma Protestante foi um movimento de reforma religiosa ocorrido na Europa, no século XVI. Esse reformismo religioso foi iniciado por Martinho Lutero, um monge alemão insatisfeito com a cobrança de indulgências pela Igreja Católica. Lutero elaborou as 95 teses e fundamentou uma teologia que deu origem a novas denominações dentro do cristianismo.

Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg em 31 de outubro de 1517. Esse ato é considerado o marco inicial da Reforma Protestante. As teses de Lutero criticavam a venda de indulgências e outras práticas da Igreja Católica, propondo uma reforma baseada na fé individual e na leitura direta da Bíblia.

A Reforma Protestante teve consequências profundas e duradouras. Ela levou à formação de várias denominações protestantes, como o luteranismo, o calvinismo e o anglicanismo. Além disso, provocou a Contrarreforma ou Reforma Católica, um movimento de renovação dentro da própria Igreja Católica, que buscou corrigir abusos e reafirmar doutrinas.

O Sola Scriptura é um dos cinco pontos fundamentais do pensamento Protestante, os Cinco Solas, propostos no início do século XX pelos teólogos neo-ortodoxos Theorodore Engelder e Emil Brunner para sintetizar os ideais da Reforma.

A partir disso, teólogos como Theorodore Engelder e Emil Brunner passaram a resumir os ideais da Reforma em Cinco Solas.: Sola Scriptura – somente as Escrituras; Sola Fide – somente a Fé; Sola Gratia – somente a Graça; Solus Christus – somente Cristo; Soli Deo glória – somente a glória de Deus.

 

Reverenda Fatima Beatriz Teixeira Martins
Pastora Escolar e Universitária
Santa Maria, 31 de outubro de 2024

registrado em: ,