Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Palavra da Diretoria

Palavra da Diretoria

por fernanda.kian — última modificação 05/06/2020 18h01

Prezados(as) docentes, colaboradores e estudantes da Faculdade Metodista Granbery,

No início deste ano fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19 e hoje (05 de junho) completamos oitenta dias de trabalho não presencial. Durante os últimos meses, enfrentamos diferentes situações, além das que já tínhamos em nosso cotidiano institucional. Porém, conseguimos superar esse momento com força, determinação e compromisso, demonstrando a dedicação característica dos docentes e equipes administrativas que compõem o Granbery. Por este motivo, queremos iniciar esse comunicado agradecendo a todos(as) pelo empenho. Muito obrigada!

A qualidade e a união da comunidade acadêmica, exercendo o papel de instituição confessional e comunitária num momento tão crítico, foram fundamentais para superarmos esse período inicial.

Além das aulas que passaram a ser ministradas no formato on-line, a Faculdade Metodista Granbery tem realizado diferentes atividades acadêmicas, como palestras, aulas magnas, ações culturais, lives e webinars. Esses eventos dão a dimensão de uma universidade viva, atuante, atenta, preocupada, que se adapta aos recursos tecnológicos e é solidária com a sociedade brasileira no enfrentamento da pandemia.

Estamos entrando agora em junho e caminhamos para o final do primeiro semestre letivo de 2020. A imperativa necessidade do distanciamento social decidido pelas autoridades governamentais e reconhecida por nós como importante na busca de preservar vidas não nos impediu de atuar no ensino e na extensão, mantendo e incrementando o planejamento do primeiro semestre deste ano.

Por tudo isto, mais uma vez, agradecemos o empenho de todos(as) os(as) docentes e funcionários(as) que demonstraram união e compromisso com o Granbery, o que faz desta instituição uma faculdade genuinamente confessional e comunitária, a serviço da sociedade.

Registramos, igualmente, o reconhecimento aos estudantes que prontamente se adaptaram ao novo formato, ainda que com limitações, mas permitiram a continuidade da caminhada do semestre letivo, mesmo que distante fisicamente do seu campus universitário, porém próximo dos(as) docentes e equipes técnicas que garantiram a manutenção das aulas e a difusão do conhecimento com diversas atividades on-line oferecidas pela Faculdade.

Vale esclarecer também que a diretoria, sempre dedicada em captar percepções e contribuições da comunidade, já iniciou o planejamento acadêmico para o próximo semestre. Ainda aguardamos os decretos do Governo do Estado de Minas Gerais e da Prefeitura de Juiz de Fora com orientações de flexibilização do distanciamento social até o retorno pleno à normalidade. Porém, já desenhamos os possíveis cenários para os próximos semestres para orientar docentes e discentes.

Neste momento, não temos como estimar a data para o retorno das atividades presenciais na Faculdade Metodista Granbery. As análises sobre o impacto da pandemia nas operações acadêmicas são realizadas a cada nova semana. É importante garantirmos o desenvolvimento da competência no uso da tecnologia que já faz e deverá fazer parte da educação e do mercado do futuro próximo, no desenvolvimento de uma nova fase da vida pós-pandemia.

Essa avaliação pressupõe também o diálogo com a equipe acadêmica, algo fundamental para a tomada de decisões da Diretoria. É somente por meio do diálogo que conseguiremos adotar decisões mais assertivas com a comunidade que tanto tem se dedicado na manutenção das aulas. Essas decisões de retorno levam em conta – primeiramente - a segurança de toda a comunidade acadêmica.

Como Diretoria, reafirmamos nosso compromisso com o diálogo, transparência e gestão humanizada. Estamos cientes de que em tempos de pandemia e distanciamento social temos que reaprender e criar novos espaços de diálogos on-line, até o retorno das atividades presenciais.

Os desafios são muitos, a Diretoria da Faculdade Metodista Granbery segue atenta aos desdobramentos da pandemia e também reforça a importância dos cuidados para evitar a disseminação do vírus.

Cordialmente,

DIRETORIA DA FACULDADE METODISTA GRANBERY