Você está aqui: Página Inicial / Notícias / MARCO HISTÓRICO: GRANBERY EM NOTÍCIA NO JORNAL ESTADO DE MINAS

MARCO HISTÓRICO: GRANBERY EM NOTÍCIA NO JORNAL ESTADO DE MINAS

por Gleydison — última modificação 26/11/2015 14h07
MARCO HISTÓRICO: GRANBERY EM NOTÍCIA NO JORNAL ESTADO DE MINAS

Na última segunda-feira, 15, o jornal Estado de Minas veiculou uma reportagem especial a respeito do pioneirismo do futebol no Brasil. Para isso, os documentos e registros do Arquivo Histórico do Instituto Metodista Granbery foram consultados sob a supervisão do coordenador dos arquivos, Ernesto Giudice Filho.

No ano em que a partida de Charles Miller completa 120 anos, a tese de vários historiadores que o consideram o “pai” do futebol brasileiro pode não ser a única hipótese: os registros históricos apontaram que a primeira partida do esporte no país aconteceu em 24 de junho de 1893, no campo do Colégio Metodista Granbery, com dois times formados por alunos, bem antes da partida de Miller, em 1895.

Clique aqui e confira a matéria do Estado de Minas na íntegra.

A polêmica do pontapé inicial

A respeito desse registro histórico, historiadores justificam que Charles Miller foi considerado o pioneiro do futebol no Brasil, por ter sido o responsável pela sistematização do esporte.  Além disso, a causa de Juiz de Fora não estar na lista das primeiras cidades brasileiras a promover o futebol é a falta de registros históricos, como a delimitação do campo do Granbery, que teve sua posição mudada em relação àquela época, como afirma o próprio Ernesto na matéria.

Confira aqui a notícia sobre a disseminação do futebol feitas pelas escolas