Você está aqui: Página Inicial / Notícias / HOMENAGEM À ÁRVORE DO PÁTIO DO GRANBERY

HOMENAGEM À ÁRVORE DO PÁTIO DO GRANBERY

por Loren — última modificação 26/11/2015 14h05

Ami(a) Granberyense,
 
No início do século XX, o Granbery realizou um concurso entre os professores para escolher uma divisa para a escola. Ao final dos trabalhos, foi escolhida a proposta do Prof. João Massena: Crescit occulto velut arbor aevo (cresce imperceptível através do tempo como cresce a árvore), encontrada nos versos do poeta romano Horácio.

Em 1925, os alunos do colégio plantaram no pátio uma árvore em homenagem ao professor Emílio nçalves.  Esta árvore se associou à divisa e se tornou um dos mais queridos símbolos do Granbery.

E a árvore cresceu. E foi ganhando espaço não só no pátio, mas também no coração dos granberyenses. Aos seus pés, muitas histórias foram vividas e muitas outras rememoradas.

Ara, depois de mais de um século, nossa árvore já sente os efeitos do tempo. O alfeneiro ali plantado já não pode suportar a própria grandeza e, por causa de sua acentuada inclinação, começa a oferecer riscos aos nossos alunos, professores e funcionários.

Portanto, após algumas tentativas de salvá-la, contando com o ajuda de profissionais especializados, decidimos que era hora de dar lugar a uma outra árvore. Portanto, ainda este ano, substituiremos a árvore Emilio nçalves. A ideia comportada pelo símbolo, porém, permanece: crescer, dia-a-dia, como cresce uma árvore.

No dia 26 de maio, realizaremos uma cerimônia cívica em homenagem à árvore, como parte do I Encontro Nacional de Granberyenses de 2012. O corte será realizado no mês de julho. E, finalmente, na Semana Granberyense, em setembro, daremos boas-vindas a uma nova árvore, que acompanhará outras gerações de granberyenses, emprestando sua vida e seu significado ao nosso pátio e à nossa missão de educar.

Contamos com sua presença nestes importantes momentos para nossa instituição!

Um grande abraço a todos!