Você está aqui: Página Inicial / Notícias / GRANBERYENSES FAZEM IMERSÃO CULTURAL ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO

GRANBERYENSES FAZEM IMERSÃO CULTURAL ATRAVÉS DE INTERCÂMBIO

por Loren — última modificação 26/11/2015 14h05

O conhecimento de novas culturas e o aperfeiçoamento de uma segunda língua foram os motivos pelos quais o estudante do curso de Sistemas de Informação, Fillipe van Keulen, e o professor do Colégio Metodista Granbery, Alexandre Mograbi, optaram por fazer um intercâmbio no Canadá, durante o mês de julho.

Durante o período em que ficaram em Toronto, os intercambistas tiveram a oportunidade de conhecer novos costumes e puderam desfrutar do acolhimento dos anfitriões. “Os canadenses tem costumes muito diferentes em relação aos brasileiros, exceto o modo de relacionamento que se parece com o nosso, são bastante amigáveis e prestativos”, relata Fillipe.

Além do aspecto cultural, o contato com uma nova língua através de um curso internacional agrega valor à carreira profissional, que é vista como fundamental “um segundo idioma é preponderante no mundo globalizado, principalmente a língua inglesa que é, sem dúvida, a mais importante”, conta Alexandre.

O amadurecimento pessoal é um dos ganhos quando se conhece outro país. Foi o que aconteceu com Thaís e Martina mes que, em sua primeira viagem longe dos pais, ficaram um mês na cidade de Rosário, Argentina. “Eu tive que me virar sozinha, aprender espanhol para pedir informação, conversar com pessoas, saber fazer compras... No começo estranhei muito, mas depois não queria mais voltar ao Brasil”, confessa Martina.

As alunas ainda contam que a troca cultural foi intensa, mesmo por parte dos argentinos, que expressaram o desejo de conhecer o Brasil “Conversamos com argentinos, colombianos, peruanos e até americanos. Contamos os costumes do Brasil e ara todos querem nos visitar aqui.” completa Martina.

Para muitos, o aperfeiçoamento do currículo acontece pelo conhecimento de um segundo idioma, porém para Thais, o contato com outras culturas é garantia de sucesso para o novo profissional. “O mercado de trabalho precisa de pessoas que não só saibam o idioma, mas principalmente conheçam a cultura e o modo de vida dessas pessoas”, conclui.

Para Alexandre Mograbi, a acessibilidade do dólar e a oportunidade de conhecer novas línguas é um estímulo para as pessoas se interessarem por intercâmbios. Thaís ainda completa listando os benefícios pessoais e profissionais da experiência: “Faço um convite aos brasileiros para conhecer países diferentes, conviver com pessoas de costumes diversificados. Com certeza você terá uma realização pessoal e profissional que vale a pena”.
 
Além de programas para a Argentina e Canadá, o Granbery ainda oferece intercâmbios para os Estados Unidos, todos com preços e infraestrutura diferenciados. Aos interessados, procurar por Diana Fernandes dos Santos Faraon, no setor de Relações Institucionais ou pelo telefone (32) 2101-1866 e e-mail diana@granbery.edu.br.