Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FAMIDADE COMEMORA 4 ANOS

FAMIDADE COMEMORA 4 ANOS

por Lilian — última modificação 26/11/2015 14h07
FAMIDADE COMEMORA 4 ANOS

No mês de maio, a Faculdade Aberta “A Melhor Idade” (FaMIdade) comemora seu 4º aniversário. O projeto piloto iniciou-se em 2006, a partir do evento “Colônia de Férias para a Terceira Idade”, mas somente em 2011 assumiu seu formato atual. 

O programa foi idealizado a partir de uma proposta prazerosa de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas, e tem sido construído sobre esse objetivo com as disciplinas, oficinas, palestras, práticas e junto as pessoas que trabalham para continuidade dessa pedagia.
 
Para a coordenadora da FaMIdade, professora Ana Paula Sena, “o aniversário da FaMIdade é uma data importante para muitas pessoas que tiveram a oportunidade de aprender, ensinar, se capacitar, pesquisar e trabalhar conosco, pois agreu valores de vida a todos e todas que passaram por aqui e aos que permaneceram”.
 
Além de ter recebido várias felicitações e depoimentos parabenizando pelos quatro anos de trabalho do projeto, Ana Paula destacou alguns momentos importantes da faculdade aberta. “Em primeiro lugar construir e organizar a proposta do projeto, entre 2009 e 2010, para mim, momento solitário, de muito estudo”. Nesse início de projeto, havia apenas alguns estagiários que desenvolviam as atividades com 15 participantes. Em pouco tempo, esses se transformaram em 45 e uma lista de espera que crescia todos os dias. 
 
“Depois veio o desafio da ampliação do projeto, em 2011, que deveria incluir todos os cursos da Faculdade Metodista Granbery e atender entre 90 e 120 idosos”. A falta de pessoas capacitadas para lidar com os idosos fez com que a coordenadora reconstruísse o programa: “Contei com a ajuda de alguns professores da Faculdade e da coordenação. Ao final das modificações, tínhamos uma lista de espera com 500 pessoas”.
 
O momento de maior expansão da FaMIdade ocorreu entre os anos 2012 e 2013, quando o número de atendidos aumentou para 400. “O maior conflito foi o tempo e o espaço institucional. O lema era adequar tudo para recebermos os novos alunos e tivemos grande apoio da além de professores, funcionários e acadêmicos envolvidos”.  
 
Para Ana Paula Sena, quatro anos de FaMIdade representam orgulho e vitória: “lidar com a terceira idade é desafiador e provocativo, é enxergar o corpo envelhecido com sabedoria e respeito. Com o projeto, os alunos passaram a acreditar em seu potencial de aprender e capacitar-se, a maioria está realizando um sonho de estudar ”. 
 
 
"CRER, SER - Nascer para o novo, crescer, viver, conviver, foi o que nos deram nesta Casa. Carinho, apoio, amizade, confiança, esperança e fé. Crescemos em sabedoria, que nos trouxe mais alegria com a poesia. Crescemos em conhecimento e sentimento. Foram experiências repartidas, literaturas vividas, amizades construídas... Emoção a flor da pele. Vencemos a timidez. Tivemos a nossa vez de abraçar, apoiar, sorrir, chorar, cantar, dançar, desabafar. Agradecemos a vocês esta oportunidade de viver e conviver na FaMIdade”. (Depoimento de Maria Rosa Weiss - 4ª Turma da FaMIdade).