Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Faculdade Metodista Granbery no XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

Faculdade Metodista Granbery no XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

por anelise.lima última modificação 25/11/2016 10h06
Faculdade Metodista Granbery no XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde

A Faculdade Metodista Granbery estará representada pela Professora Katia C. Lage dos Santos, do Curso de Sistemas de Informação, no XV Congresso Brasileiro de Informática em Saúde - CBIS 2016. O evento ocorrerá entre os dias 27 a 30 de novembro, em Goiânia-GO. O trabalho "MedRec: uma ferramenta para Auxílio no Ensino de Análise de Imagens Radiológicas" será demonstrado no dia 30/11 e foi selecionado dentre os destaques segundo critérios de qualidade científica e técnica pelos 115 revisores convidados da Comissão Científica do CBIS 2016.

Os melhores trabalhos serão avaliados pelos ouvintes no momento de sua apresentação prevista na programação do CBIS. Os autores do trabalho são os alunos Thiago Antônio Teixeira Lima e David Silva Guedes, que deram continuidade no Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade, juntamente com a Professora Katia e o técnico em radiologia Cristiano Gomes Macedo, parceiro do grupo na elaboração do trabalho. No ano passado, os resultados parciais do trabalho de final de curso dos alunos foi apresentado na categoria Pôster na Universidade de São Paulo (USP) no evento internacional X-Meeting 2015 - 11th International Conference of th AB3C + Brazilian Symposium of Bioinformatics.

Sobre o trabalho: a área médica, mais precisamente a Imaginologia, evoluiu ao longo das décadas, aprimorando ferramentas e técnicas de diagnóstico por imagem. Tal evolução trouxe consigo a necessidade de uma capacitação ainda mais efetiva dos técnicos em radiologia que conduzem todo o processo de obtenção e registro de imagens bidimensionais do paciente em tratamento. A análise dos exames de radiografia é fundamental para definir o diagnóstico e o prognóstico de cada paciente, além de ser um registro da evolução do seu quadro médico. A partir desse contexto, esse trabalho tem por objetivo apresentar a ferramenta MedRec, voltada para o auxílio no ensino da imaginologia. O seu público-alvo, portanto, são estudantes de radiologia. Para a sua construção, foi realizada a avaliação de diferentes descritores de conteúdo e da combinação destes a fim de determinar o grau de relevância das imagens retornadas. As tecnologias adotadas em seu desenvolvimento foram a linguagem Java e as APIs Lire e Lucene.