Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Ex-aluna da FMG é preparadora física do Vasco

Ex-aluna da FMG é preparadora física do Vasco

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 19/03/2020 15h44
Jaqueane trabalha nas categorias femininas sub-16, 18 e adulto
Ex-aluna da FMG é preparadora física do Vasco
Matheus Lima (fotógrafo)

A ex-aluna do curso de Educação Física, Jaqueane Correa Cancela, é preparadora física das equipes femininas (sub-16, 18 e adulto) do time Vasco Gama, no Rio de Janeiro, desde setembro de 2019.

Jaqueane foi da turma 2014-2018 e iniciou sua carreira cedo. Antes de ocupar um cargo no grande time do RJ, ela foi jogadora de futebol e futsal. “Joguei campeonatos microrregionais, regionais e estaduais. Passei por times como o Granbery nos campeonatos universitários, Esporte Clube São Carlos, Machado Sobrinho, Alpha e outros da cidade”.

Pela FMG a preparadora fez parte do corpo de alunos da Atlética Granbery, como coordenadora de esportes femininos e atleta, após um convite do presidente e da coordenadora de esportes, Leonardo e Milena. “Sempre estive ligada com o esporte da faculdade, jogando e ajudando todos os esportes, para evoluir o esporte da faculdade e convidando os alunos para participarem do projeto”, explica.

Jaqueane contou que sempre se preparou para trabalhar na comissão técnica e que a formação acadêmica é muito importante. “É fundamental que o profissional de Educação Física tenha uma formação que o capacite a preparar aulas e treinamentos adequados a seus alunos. Além de conhecer as principais estratégias apontadas pela ciência para elaboração de um treinamento físico seguro e eficaz e de aulas pedagogicamente adequadas a cada estágio do desenvolvimento dos seus alunos. Assim, o levará melhor desempenho e ao melhor estado de saúde possível com o mínimo de riscos, considerando suas particularidades e sua história de vida. Mesmo para o bacharel em Educação Física são essenciais o entendimento da pedagogia do movimento, dos processos que envolvem aprendizagem motora e das implicações do corpo sobre o desenvolvimento socioafetivo desse sujeito”.

E complementou falando da contribuição da Faculdade para a carreira. “Para mim o curso de Educação Física do Granbery contribuiu muito para minha formação além de acadêmica em geral, mas também para o esporte, ao qual sempre quis ir para área do desporto sempre que iniciei meus estudos na instituição. Dando para nós alunos uma boa estrutura para nossas aulas práticas, e um corpo docente de professores qualificados para minha formação, que foi bastante importante para chegar mais preparada para a área que sempre pensei em trabalhar, que é o futebol, sendo treinadora como na maioria das vezes e também trabalhar com a preparação física”.

Por fim, Jaqueane falou dos seus planos para o futuro ressaltando a diferença do trabalho da mulher no mundo profissional do futebol. “Estou lutando pelo meu sonho. Falo que tenho que estudar muito mais que o homem. E quando alguma coisa errada acontecer ainda tenho que provar que sou capaz. Existe preconceito, mas hoje muito menos porque o homem já tem olhado para nós de outras formas. Quando você mostra seu valor e sua capacidade ninguém duvida mais. Hoje me vejo uma pessoa capacitada para estar no Vasco, mas sempre estudando, buscando novos métodos de ensino, porque o futebol feminino está sempre em crescimento, assim como os estudos acadêmicos”, finalizou a preparadora.