Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Entrevista com Isabela Santos

Entrevista com Isabela Santos

por Natalia Canteli última modificação 15/03/2023 09h03
Entrevista com Isabela Santos

Entrevistamos nossa ex-aluna Isabela Santos, formada no curso de Sistemas de Informação na Faculdade Metodista Granbery.  Atualmente  Isabela trabalha em uma grande emissora dentro da área de sua formação. O caminho percorrido até tal conquista começou a ser desenhado aos 15 anos de idade, quando ganhou seu primeiro computador. Desde então, o interesse pela área e pelas tecnologias foi crescendo e várias oportunidades foram surgindo. Como conta, participar de workshops, desafios, palestras, ter contato com profissionais atuantes da área, foram alguns dos pontos importantes que a guiaram para essa oportunidade única que lhe surgiu.

Qual a importância dessa conquista em sua vida?

R: A importância dessa conquista é a reflexão e reconhecimento, é olhar para minha história e ver que todos os esforços foram recompensados, cada noite sem dormir, cada final de semana dedicando a eventos e estudos da área entre outros desafios que a gente no papel de estudante e de iniciante no mercado enfrentamos.

Você sempre gostou da área de tecnologia?

R: Sim, desde pequena me identifico com a parte de tecnologia. Apesar de ter meu primeiro computador aos 15 anos,  sempre que passava matérias, filmes, entre outros produtos relacionados, eu tinha curiosidade. Também sempre que via algo como televisão, videogame, sempre me informava como funcionava “por trás”.

Por que decidiu fazer o curso de Sistemas de Informação?

R: Antes de iniciar Sistemas de informação, eu tinha vontade de trabalhar com desenvolvimento de jogos e gostava de mexer em computador.  Fiquei na dúvida entre Ciência da Computação, Engenharia de Software e SI, e percebi que os três cursos tinham matérias em comum, mas me identifiquei mais com as matérias de SI.

Por que escolheu o Curso de Sistemas de Informação na Faculdade Metodista Granbery?

R: Escolhi SI no Granbery, pois havia pesquisado sobre a instituição, tinha amigos que cursaram SI lá e indicaram. Além disso, o Granbery é uma instituição de ensino que possui boas referências, levei em consideração também a estrutura, como laboratório de informática por exemplo.

Sabemos que o mercado de trabalho é muito competitivo. Como foi o seu processo até chegar aonde está hoje?

R: Não foi fácil, mas acredito que pra mim e para a grande maioria não é. Eu procurava sempre participar de eventos da área, por exemplo: hackathons. Eu chegava a viajar para São Paulo e Rio para participar desses tipos de eventos e detalhe: não ganhava nada por isso, mas obtive conhecimento e conheci pessoas que já estavam no mercado.  Por meio desses conhecimentos, você fica por dentro do que o mercado pede, os tipos de profissionais que eles buscam, com isso consegui me adaptar e entender o que precisava fazer para que o mercado “Olhasse pra mim”.

Outro detalhe que contou muito foi o estágio. É lá que você começa a ver a prática e a realidade da vida de um profissional de TI e consegue ter mais clareza do que vai fazer em sua carreira.

Como o Instituto Metodista Granbery  ajudou na preparação para o mercado?

R: O corpo docente do IMG contribuiu trazendo exemplos de profissionais, pessoas que inspiram.  Além disso, são professores empenhados a realizar eventos, atualizações e que trazem visão de mercado, não se restringem apenas à área acadêmica.

Quais dicas você dá para quem pretende este curso?

R: Busque informação de como é o curso e o que um profissional de SI faz. Veja se você se identifica, não absorva comentários do tipo (é muita matemática, é muito difícil, você precisa ter base em programação). Eu ouvi esses comentários e isso é um balde de água fria. Para a minha felicidade, eu nunca fui de seguir os outros, aposto sempre no que acredito. No meu caso eu acreditava e gostava desse universo. Com todos os obstáculos, medos e inseguranças, eu conquistei o que sonhava.

Alguma dica ou consideração final?

R: Se possível uma dica extra: escolha o curso para fazer algo que você goste, independente do que escuta em sua volta. Uma frase que complementa essa afirmação, que tenho como mantra:

"O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida. A única maneira de ser realmente feliz é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E o único jeito de fazer um ótimo trabalho é amar o que você faz".  Steve Jobs

registrado em: ,