Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Contrato para atividades de aprendizado, pesquisa e extensão na saúde é assinado pela PJF e instituições de ensino superior

por cindy.lima1 última modificação 23/11/2023 13h00
Granbery é uma das instituições participantes do convênio
Reprodução/Prefeitura de Juiz de Fora

No último 9 de novembro de 2023, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) junto a instituições de ensino superior do município que oferecem cursos na área de saúde, assinaram o Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes), um convênio para atividade de aprendizado, pesquisa e extensão. O objetivo através da parceria é disponibilizar cenários de práticas, pesquisa e extensão para a formação no âmbito técnico, graduação, pós-graduação e residências.

Com esse acordo, os estabelecimentos de saúde municipais podem receber estagiários para complementarem atendimentos que serão feitos junto a profissionais que atuarão na orientação dos estudantes. De acordo com informações do município, isso traz uma melhoria na qualificação de profissionais e do serviço de saúde à população, já sendo disponibilizadas aproximadamente 1.400 vagas nas áreas de saúde em um convênio válido por um ano. Além de possibilitar as oportunidades de estágio, o documento também coloca contrapartidas por parte das instituições de ensino para com o sistema de saúde por meio de formação dos servidores, manutenção de equipamentos, pequenas reformas e outros.

Segundo o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “é um desafio para todos nós: que criemos uma rede de promoção da saúde. Uma rede de proteção social. E essa parceria que se estabelece a partir de hoje é fundamental. Hoje, temos três grandes desafios: recuperar a confiança da população na imunização, controlar ou estabilizar os agravos aos pacientes com doenças crônicas e ajustar o modelo de atenção para o envelhecimento da população. Essa parceria significa somar forças para a gente ampliar e qualificar o cuidado”.

Além de possibilitar as oportunidades de estágio, o Coapes também prevê contrapartidas por parte das instituições de ensino para com o sistema de saúde por meio de formação dos servidores, manutenção de equipamentos, pequenas reformas, entre outros.

Conforme o gerente do Departamento de Programas, Ações Estratégicas e Gestão Participativa e coordenador da Comissão Executiva Municipal , Flávio Henrique de Almeida Junior, “as contrapartidas podem ser convertidas em formação, em educação permanente e continuada, em reformas, insumos. Por isso é muito estratégico para nós pensarmos este instrumento, pois, à medida que nós recebemos o acadêmico no campo, a gente também recebe a contrapartida, já que este estudante passa a conhecer a realidade da saúde pública, a rede do SUS, e a probabilidade dele permanecer é muito grande”.

A portaria 286 de setembro de 2023 da Secretaria de Saúde, que institui as diretrizes do Coapes local, é baseada em uma portaria do Ministério da Saúde (MS), publicada em 2015, importando essas boas práticas de integração saúde/educação em nosso município.

Informações:

Prefeitura de Juiz de Fora