Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Confira dicas para aprender italiano sozinho

Confira dicas para aprender italiano sozinho

por Admin última modificação 18/03/2021 09h19
Confira dicas para aprender italiano sozinho
Imagem: site Berlitz

Sendo uma das línguas mais estudadas e considerada uma das mais bonitas do mundo, a língua italiana pode ser difícil de aprender, mas com dedicação e paciência, você consegue aprender sozinho.

Existem muitos recursos disponíveis atualmente para que você possa praticar qualquer idioma e com o Italiano não é diferente. O italiano é considerado um idioma latino, assim como o português, o que o torna um idioma com algumas características similares.

Confira essas dicas e aprenda italiano sozinho:

1 - Tenha paciência no começo

No início do aprendizado de italiano, você irá se deparar com algumas coisas que podem te deixar confuso. O alfabeto italiano e a pronúncia das palavras podem parecer um tanto complicadas inicialmente para quem está começando a aprender sozinho. Tente, então, não focar no aprendizado tradicional porque você pode acabar sentindo cansaço e que não quer mais aprender o idioma.

Dessa forma, tente maneiras mais interativas de aprender italiano rápido. Você pode iniciar um cronograma de aprendizado com palavras que gostaria de aprender, o alfabeto e a pronúncia de algumas palavras que esteja aprendendo, além de tentar vídeos com esses tópicos. Vamos falar disso adiante.

2 - Ouça podcasts e assista a vídeos no YouTube

Essa é uma dica sempre presente. Isso porque ela funciona de verdade. Existem podcasts de italiano com muito conteúdo por aí, inclusive de pessoas nativas. Isto é, você aprenderá muitas dicas importantes de pessoas que sabem do que estão falando. Você pode encontrar os podcasts em plataformas como o Spotify e Deezer, por exemplo. Ouvindo esses conteúdos, pode aprender italiano mais rápido.

Já no YouTube, além de poder ouvir podcasts também, você tem a opção de vídeos que explicam muito de alfabeto italiano, pronúncia de palavras, sílabas e tudo o que você precisa saber para o começo do seu aprendizado inicial do idioma. Legal, né?

De forma mais interativa é sempre mais fácil aprender e manter as informações guardadas na cabeça!

3 - Pratique o listening, consuma conteúdo italiano

Ao ouvir a pronúncia dos idiomas com música, você consegue gravar melhor o som de cada letra e sílaba. Além disso, é importante que sempre tente ouvir alguém falando o idioma, mesmo que seja em aplicativos, podcasts de nativos em italiano, séries ou filmes em italiano, ainda que legendado.

Dessa forma, você irá praticar sempre o idioma e estar habituado com ele. Outra boa maneira é consumir outros tipos de conteúdo, além do mencionado sobre podcasts, vídeos, músicas e outras coisas. Tente ver conteúdos na internet, como por exemplo, o site “The Local”, contém alguns conteúdos em italiano, porém em inglês. Além de aprender italiano, você ainda pode praticar inglês. Nesse site, todos os dias são postadas “palavras do dia” e práticas de italiano.

4 - Fique em contato com o idioma diariamente

Ainda que em doses pequenas, você pode praticar o idioma todos os dias. Anotando palavras em lugares visíveis, mudando o idioma de algum aplicativo que utiliza, por exemplo, o Facebook ou Instagram - quem sabe, os dois?  - Isso motiva o cérebro a fixar as palavras e o idioma na cabeça e você se acostuma muito mais facilmente com o idioma.

Outra boa ideia é praticar em apps que você é incentivado a realizar tarefas diárias pequenas, o que te faz lembrar o porquê de estar ali. Afinal, você está aprendendo italiano sozinho, certo? E dessa forma, precisa de incentivos para que não desanime! O aprendizado do idioma italiano pode, inclusive, ser até mais rápido dessa maneira.

5 - Faça um curso de italiano

Se para você estudar sozinho pode ser difícil ou você precisa de um suporte de um professor em algum nível dos seus estudos, talvez fazer um curso de italiano possa ser uma boa ideia para que aprenda melhor.

Existem inúmeras maneiras de aprender italiano. Escolha a melhor forma de aprender. Dessa forma, você irá aprender sozinho ou com apoio, mas o mais importante é atingir seus objetivos!

*Esse conteúdo foi produzido pelo Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com o Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista

registrado em: ,