Você está aqui: Página Inicial / Notícias / CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA

por Loren — última modificação 26/11/2015 14h04

PÁSCOA NA ECONOMIA DE DEUS

Páscoa na Economia de Deus foi o tema das celebrações pascais desenvolvidas conjuntamente pelas Pastorais Universitárias da Faculdade Metodista Granbery e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora. Participou também dos eventos o grupo musical formado por professoras, funcionárias e amigas do Granbery e o grupo teatral Redentor`Arte que é bastante conhecido na grande Juiz de Fora e região.

A primeira celebração aconteceu no Instituto Metodista Granbery, no dia 23 de março, às 20h30, na arena do pátio da árvore. A participação de alunos, professores e funcionários da Faculdade foi altamente significativa. A segunda celebração se dará no pátio interno do CES, no dia 24 de março, às 20h30.

O tema Páscoa na Economia de Deus está vinculado à Campanha da Fraternidade ecumênica 2010 que tem como tema Economia e Vida e como lema Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro (cf Mt 6,24). Destaca-se como desafio aos que optam pelo serviço a Deus a reunião de esforços para a criação de uma estrutura econômica que priorize a vida e não o lucro.

Como a Teologia Pascal Cristã carrega sempre as marcas da ressurreição, não seria absurdo pensar que a conversão aos valores do Reino de Deus implique também na morte dos valores capitalistas desumanos para o surgimento de um sistema econômico justo, solidário, comprometido com as questões vitais da sociedade, especialmente daqueles (as) que têm sido deixados à margem dos limites sociais minimamente necessários a uma vivência digna.

Não podemos nos esquecer do sentido original de Páscoa como passagem de uma situação de anti-vida para uma realidade acolhedora e inclusiva fundamentada no “abrir de olhos” para uma trajetória carregada de novidades (cf Lc 24.31-33). Assim a Páscoa adquirirá sentido que transcenderá as dimensões rituais cristãs.

Por Messias Valverde