Você está aqui: Página Inicial / Notícias / BLOG RELEMBRA HISTÓRIA DO JO GRANBERY X ATLÉTICO

BLOG RELEMBRA HISTÓRIA DO JO GRANBERY X ATLÉTICO

por Loren — última modificação 26/11/2015 14h05

Nesta semana, o blog Toque de Bola divulu, em sua página, a história das partidas realizadas entre Granberyense e Clube Atlético Mineiro, no início do século XX. Confira a matéria abaixo:

NOSSA HISTÓRIA: EM 1912, GRANBERY FAZ 5 A 1 NA VISITA AO ATLÉTICO

A rivalidade entre juiz-foranos e belo-horizontinos vem de muito tempo. No futebol, ela começou a ser escrita em 12 de maio de 1912. O Clube Atlético Mineiro, dentro dos festejos pela posse do campo na Avenida Paraopeba, em Belo Horizonte, promoveu uma série de partidas comemorativas. Entre elas, a primeira intermunicipal. Os atleticanos só esqueceram de combinar com o rival que o jo era festivo. O Granberyense, time formado por jogadores do Instituto Metodista Granbery, venceu por 5 a 1, deixando os adversários com um sorriso amarelo no canto da boca.

Nos festejos de 7 de setembro do mesmo ano, o Atlético viajou até Juiz de Fora em busca da revanche. Nova derrota: 3 a 0 para o Granberyense. As coisas só começaram a melhorar em 1913, quando o time da capital leou o rival de Juiz de Fora por 7 a 0. Finalmente os torcedores conseguiram fazer a festa programada para o ano anterior. A partida foi realizada em 4 de maio. Essa história está registrada na revista “Grandes Clubes Brasileiros – Atlético”, publicada em 1971, no Rio de Janeiro, pela Rio Gráfica Editora.

O historiador, arquivista e coordenador do arquivo histórico do Granbery, Ernesto Giudice Filho, conta que não tem nenhum registro da partida no acervo da instituição. Por isso, ao tomar conhecimento dos importantes jos realizados no início do século passado, entrou em contato com o Atlético Mineiro para saber se o clube da capital teria algum documento – fotografias ou súmulas – que registrassem as partidas. O contato foi feito por e-mails, que, segundo ele, não foram retornados.

Mexendo no arquivo fotográfico da instituição, Giudice Filho mostra uma foto de 10 de outubro de 1913, um ano e cinco meses após a vitória por 5 a 1, em Belo Horizonte, e cinco meses após a leada por 7 a 0, também na capital. Ele acredita que, como o futebol não era tão popular naquela época, é possível que essa tenha sido a equipe base dos confrontos históricos, a qual colocamos a escalação abaixo, mesmo que alguns jogadores tenham sido trocados. A ordem dos jogadores citados não respeita posições. A única informação que é possível depreender da fotografia é que Tatu era o leiro.

Texto: Thia Stephan
Informações: Ernesto Giudice Filho
Fotos: Arquivo do Instituto Granbery

Veja mais no link ao lado: