Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Alunos da geriatria da FAMED avaliam os idosos do FaMIdade

Alunos da geriatria da FAMED avaliam os idosos do FaMIdade

por Fernanda Fernandes Pinhedo última modificação 24/10/2019 16h57
Alunos da geriatria da FAMED avaliam os idosos do FaMIdade

A Faculdade Metodista Granbery recebeu nesta quarta-feira, 23/10, os alunos do 5º período da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para realizar a “Avaliação Geriátrica Ampla” nos alunos da FaMIdade. A Avaliação é realizada todo semestre e é composta por exames clínicos, como: avalição de acuidade de visão, audição, cognição, marcha, nutrição, testes psicossociais e outros.

A médica geriatra e coordenadora da disciplina de geriatria da UFJF, Alessandra Luchetti, explica que a atividade é como se fosse um treinamento para os estudantes “e ao mesmo tempo eles devolvem para o idoso um relatório com os principais testes que aplicam para que esses idosos possam levar para os seus médicos”. Ainda de acordo com Alessandra, a troca vem dando muito certo. “A gente percebe que os idosos gostam bastante das atividades e que eles acabam criando um vínculo com os alunos trocando Facebook, rede social. Eu acho que é muito gratificante tanto para o idoso que vê aquele aluno de medicina que está crescendo e recebe esta atenção quanto para o estudante, que é uma experiência muito importante, pois é quase que um primeiro contato com um paciente, com a oportunidade de falar com o idoso sozinho e começar a exercer parte da medicina”, finaliza.

A atividade não tem custo para os idosos e é feita a partir da parceria da FaMIdade, coordenada pela Ana Paula Sena, com a UFJF, sob orientação e supervisão dos professores doutor Giancarlo e Alessandra Lucchetti com o apoio da Equipe multidiciplinar de professores da Núcleo de Geriatria e Saúde, da UFJF.