Você está aqui: Página Inicial / Notícias / A origem do Dia do Professor - 15 de outubro

A origem do Dia do Professor - 15 de outubro

por Diego última modificação 15/10/2016 09h22
A origem do Dia do Professor - 15 de outubro

“Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma, continuamos a viver naqueles e aquelas cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...” Rubem Alves

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, em uma data de 15 de outubro, o Imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, em 1827, com a criação das escolas de Primeiras Letras em todos os vilarejos e cidades do País. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Dia 15 de outubro: comemoramos esta data e homenageamos os/as responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no País, abrangendo os/as profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior. É uma das mais importantes profissões, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

A você, professor e professora, que tem por missão ser educador/a; que vivencia a magia da profissão cotidianamente; que se encanta pelo ato de ensinar e encanta ao educar. E que, apesar das circunstâncias, escolhe ser professor e professora. Parabéns!

E seja sobre ti a graça do Senhor, nosso Deus; e confirma sobre ti a obra de suas mãos; sim, confirma a obra de suas mãos (Salmos 90:17).

Revda. Ione da Silva
IEP/Unimep