Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 3 dicas para realizar a 2ª fase da OAB

3 dicas para realizar a 2ª fase da OAB

por Nathani Paiva última modificação 16/05/2017 14h37

A prova prático-profissional da 2º fase do  XXII Exame da OAB será aplicada no dia 28 de maio. Nesta etapa, o candidato realiza uma peça profissional e quatro questões discursivas, que compreendem as áreas de opção do examinando no ato da inscrição.

A coordenadora do Curso de Extensão da OAB da Faculdade Metodista Granbery, Juliana Martins Nader Leite, apresenta algumas dicas essenciais para o candidato não ter dificuldades no Exame.

1- Fique atento ao edital - Por mais que o candidato escolha uma área de interesse é importante ficar atento aos detalhes descritos no edital e as minucias da prova. “O aluno deve sempre recordar a forma correta de construir as peças processuais dessa mesma área; valendo, ainda, verificar a jurisprudência atual pertinente sobre as matérias envolvidas para que demonstre atualização em suas respostas”, explica Juliana.

2- Faça as provas antigas - Os estudos para o Exame da OAB devem iniciar com meses de  antecedência.  “As provas aplicadas em exames anteriores (que estão acessíveis no próprio site da OAB) podem ajudar bastante o candidato a sentir-se mais seguro. A grande particularidade é exatamente a forma de abordar as questões na segunda fase, na medida em que são apresentados casos práticos e, a partir deles, realizadas as perguntas teóricas e proposta a elaboração da peça prático-profissional”.

3- O português é essencial – A língua portuguesa é uma ferramenta de trabalho para os que pretendem exercer a advocacia. Por isso, a atenção com a escrita é fundamental. “ Na segunda fase, os avaliadores pontuarão melhor aquelas respostas que não só apresentarem o conteúdo jurídico esperado como também forem elaboradas em Português correto. Diante da carga necessariamente subjetiva que envolve a análise de questões abertas, é inegável que o ‘candidato’ precisa cuidar da redação, atentando para aspectos como clareza, objetividade, coerência e coesão.”