Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Alunos de Arquitetura desenvolvem projeto arquitetônico acadêmico para famílias com vulnerabilidade social

Alunos de Arquitetura desenvolvem projeto arquitetônico acadêmico para famílias com vulnerabilidade social

Alunos de Arquitetura desenvolvem projeto arquitetônico acadêmico para famílias com vulnerabilidade social

Os alunos do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metodista Granbery, acompanhados pelos professores Ana Paula Luz e Bruno Ribeiro, responsáveis pela disciplina “Ateliê 4- Habitação de Interesse Social”, irão realizar um projeto arquitetônico acadêmico de uma biblioteca  no bairro São Geraldo, próximo ao Condomínio Vivendas Belo Vale, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida.  

A ideia de realizar a ação no local surgiu através do projeto “Atos Colaborativos”, fundado por Ana Paula e que tem o objetivo de oferecer oportunidade aos alunos, recém-formados e interessados nas áreas de Arquitetura e Construção Civil a vivenciarem a prática de reforma e construção. O projeto, além do intuito educativo, também proporciona a reforma de um imóvel de uma família com algum tipo de vulnerabilidade social.

O primeiro passo para o início do projeto foi a visita ao local. A professora conta que os granberyenses conheceram o funcionamento, as deficiências e as potencialidades do Programa Minha Casa Minha Vida, além da funcionalidade dos cadastros e os critérios de escolha das famílias. “A visita auxiliou na compreensão do que é passado em sala de aula e transmitiu um melhor entendimento no processo de aprendizagem, pois o aluno teve a experiência de situações reais”,explica a docente.

Segundo o professor Bruno, os projetos serão desenvolvidos em dupla e realizados em sala de aula, onde os mesmos serão avaliados como atividade acadêmica principal. “Os alunos analisaram a demanda e agora o próximo passo é desenvolver os projetos arquitetônicos com o propósito de ajudar a população, solucionando as questões constatadas durante a visita”, complementa. 

Oportunidade Única”

     Para José Vittorino, aluno do curso, o projeto está proporcionando aos acadêmicos um olhar diferenciado das teorias aplicadas e está sendo uma oportunidade única de aperfeiçoar as formas corretas de abordagem aos interessados no processo como futuros moradores e construtores. “É possível experimentar na prática a necessidade do uso adequado dos espaços, sentir os efeitos de uma boa ventilação, iluminação, paisagismo, conhecer melhor as técnicas, materiais de construção e acabamento”.

   O aluno ainda diz que os professores estão dando todo o suporte necessário para a realização do projeto. “Somos guiados e orientados constantemente pelos nossos mestres, o qual nessa fase acadêmica torna-se nosso melhor referencial”, completa.

Confira as fotos da visita dos alunos

 Projeto Arquitetônico Bairro São Geraldo

 

Texto: Assessoria de Comunicação

Fotos: Alunos de Arquitetura