Você está aqui: Página Inicial / Graduação / Arquitetura e Urbanismo / Notícias / Alunos de Arquitetura desenvolvem projeto arquitetônico acadêmico para famílias com vulnerabilidade social

por Nathani Paiva última modificação 03/09/2018 12h42

Os alunos do 4º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Metodista Granbery, acompanhados pelos professores Ana Paula Luz e Bruno Ribeiro, responsáveis pela disciplina “Ateliê 4- Habitação de Interesse Social”, irão realizar um projeto arquitetônico acadêmico de uma biblioteca  no bairro São Geraldo, próximo ao Condomínio Vivendas Belo Vale, empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida.

A ideia de realizar a ação no local surgiu através do projeto “Atos Colaborativos”, fundado por Ana Paula e que tem o objetivo de oferecer oportunidade aos alunos, recém-formados e interessados nas áreas de Arquitetura e Construção Civil a vivenciarem a prática de reforma e construção. O projeto, além do intuito educativo, também proporciona a reforma de um imóvel de uma família com algum tipo de vulnerabilidade social.

O primeiro passo para o início do projeto foi a visita ao local. A professora conta que os granberyenses conheceram o funcionamento, as deficiências e as potencialidades do Programa Minha Casa Minha Vida, além da funcionalidade dos cadastros e os critérios de escolha das famílias. “A visita auxiliou na compreensão do que é passado em sala de aula e transmitiu um melhor entendimento no processo de aprendizagem, pois o aluno teve a experiência de situações reais”,explica a docente.

Segundo o professor Bruno, os projetos serão desenvolvidos em dupla e realizados em sala de aula, onde os mesmos serão avaliados como atividade acadêmica principal. “Os alunos analisaram a demanda e agora o próximo passo é desenvolver os projetos arquitetônicos com o propósito de ajudar a população, solucionando as questões constatadas durante a visita”, complementa.

Oportunidade Única”

Para José Vittorino, aluno do curso, o projeto está proporcionando aos acadêmicos um olhar diferenciado das teorias aplicadas e está sendo uma oportunidade única de aperfeiçoar as formas corretas de abordagem aos interessados no processo como futuros moradores e construtores. “É possível experimentar na prática a necessidade do uso adequado dos espaços, sentir os efeitos de uma boa ventilação, iluminação, paisagismo, conhecer melhor as técnicas, materiais de construção e acabamento”.

O aluno ainda diz que os professores estão dando todo o suporte necessário para a realização do projeto. “Somos guiados e orientados constantemente pelos nossos mestres, o qual nessa fase acadêmica torna-se nosso melhor referencial”, completa.

Confira as fotos da visita dos alunos

Projeto Arquitetônico Bairro São Geraldo

Texto: Assessoria de Comunicação