Você está aqui: Página Inicial / Curta Duração / TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: PRÁTICAS EDUCACIONAIS (TURMA CONFIRMADA)

por Michelle Horácio última modificação 25/04/2016 20h22

PERÍODO DO CURSO: 09/04/2016 a 29/10/2016

PERÍODO INSCRIÇÃO: 04/02/2016 a 07/04/2016

CARGA HORÁRIA: 120 horas

VAGAS: 42 vagas

AULAS: Sábado

HORÁRIO: das 8h às 12h e de 13h30 às 17h30

CERTIFICAÇÃO: Frequência mínima de 75% nas aulas. Para matrículas feitas após início do curso, não haverá abono de faltas.

OBJETIVO: Fornecer subsídios teóricos necessários à compreensão dos transtornos globais de desenvolvimento e propiciar informações que contribuam para o desenvolvimento de práticas inclusivas na educação escolar e intervenções grupais e/ou individuais.

FINALIDADE:  A educação especial, na perspectiva da educação inclusiva, tem sido alvo de debates e grandes desafios para os profissionais que atuam diretamente com alunos com necessidades educacionais especiais. Dentre os grupos de estudantes que devem ser atendidos nessa perspectiva, estão os discentes com transtornos globais de desenvolvimento (TGD). De acordo com o Ministério da Educação (BRASIL, 2008), os alunos com TGD são aqueles que apresentam alterações qualitativas nas interações sociais recíprocas e na comunicação, além de um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com: Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno ou Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância e Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação.

Apesar de ser um tema estudado há mais de cinquenta anos, são poucos os estudos sistemáticos que embasam a prática de profissionais da educação (CABEZAS, 2010), o que contribui para o desconhecimento por parte dos educadores sobre as características, definições e intervenções escolares do TGD. Neste sentido, faz-se necessário propiciar aos educadores condições que os permitam compreender e identificar os transtornos globais de desenvolvimento, bem como possibilitá-los a fazer uso de metodologias alternativas para a intervenção. Essas estratégias são fundamentais para a atuação com os estudantes visando o acesso a práticas educacionais inclusivas, o trabalho das potencialidades e a promoção de um desenvolvimento saudável.

PÚBLICO-ALVO: O curso é preferencialmente voltado para estudantes e profissionais das áreas de Educação, Psicologia, Psicopedagogia e áreas afins.

CORPO DOCENTE: Professora Elismara Talmas  e Juliana Oliveira

PROGRAMA:

Módulo I

• Aspectos Legislativos
    • A política da educação especial no Brasil,
    • Política Nacional de Educação na perspectiva da educação inclusiva
  • Contextualização histórica das necessidades educacionais especiais e dos TGD.
    • ‘Normal’ X Patológico
    • Segregação X Inclusão
  • Conceituação e caracterização dos TGD (MEC, CID-10 e DSM-IV)
    • Autismo,
    • Síndrome de Rett,
    • Transtorno ou Síndrome de Asperger,
    • Transtorno Desintegrativo da Infância e
    • Transtorno Global do Desenvolvimento sem outra especificação
  • Epidemiologia e Etiologia (fatores genéticos, perinatais etc.)
  • Características (diagnósticas, cognitivas, socioafetivas, motoras, educacionais)
  • Curso e Prognóstico (Qualidade de vida)

Módulo II

• Estratégias de Desenvolvimento: Intervenções Educacionais e Comportamentais
    • Modelo de Desenvolvimento do Programa Son-Rise
    • Método Teacch
    • Método ABA (Análise Aplicada ao Comportamento)
    • Pecs (Sistema de Comunicação por Trocas de Figuras)
    • Musicoterapia
    • A ludicidade como intervenção
    • Atividades Interativas
    • Adaptação de Material didático
    • A interação Social e os Ambientes Digitais de aprendizagem

Módulo III

• Visitas institucionais e observações
  • Relações com a família e a Escola
    • O trabalho com os pais

Módulo IV

• Motricidade e autismo:
    • Implicações para a prática educacional
    • Desenvolvimento motor

Módulo V

• Interdisciplinaridade no diagnóstico e na intervenção:
    • Fonoaudiologia e autismo
    • Aspectos neurológicos

INVESTIMENTO: R$ 600,00 à vista (boleto bancário) ou em 5 parcelas de R$ 120,00 (cartão de crédito).

FORMA DE PAGAMENTO:

O BOLETO PARA PAGAMENTO será enviado POSTERIORMENTE (até 3 dias antes da data de início do curso escolhido) para o e-mail do aluno participante. O pagamento poderá ser efetuado na rede bancária/ rede lotérica para pagamento do boleto integral ou no Caixa da Faculdade Metodista Granbery, para caso de parcelamento em cartão de crédito. A confirmação do curso será enviada para o e-mail do participante.

Para inscrições empresariais: o boleto para pagamento do curso poderá ser emitido no nome da empresa. A inscrição será feita normalmente no nome do candidato, porém, será necessário informar nome da empresa, o endereço profissional e o CNPJ na ficha de inscrição.

CONVÊNIO: Os interessados em usufruir dos descontos de 15% oferecidos pelos convênios devem fazer a inscrição no site normalmente e, posteriormente, comparecer ao Granbery para entregar a declaração de vínculo (comprovante que trabalha na empresa conveniada).

DESCONTOS

• 20% para alunos do Granbery;
  • 15% para funcionários e dependentes de empresas conveniadas;
  • 15% para ex-alunos do Granbery**

**Informação Importante: serão considerados ex-alunos, para fins de desconto nas parcelas dos Cursos de Extensão, aqueles que já concluíram cursos de graduação ou pós-graduação na Faculdade Metodista Granbery; ou ainda aqueles que estudaram no Colégio Metodista Granbery por um período igual ou superior a 5 anos.

CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER

Você pode ainda fazer a inscrição pessoalmente na Sala de Coordenação de Cursos, da Faculdade Metodista Granbery, das 8h às 21h.

Não fazemos reservas de vagas.

Mais informações:

Rua Batista de Oliveira, 1145 – Granbery (entrada pela Rua Sampaio)