O que é?

por djeison.possamai — última modificação 04/09/2018 14h03
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo destinado aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país.

 

O exame acontece anualmente e é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura – MEC (governo federal).

 

O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes considerando:
Entenda melhor aqui:


 

Para a coordenadora de Graduação da Universidade Metodista de São Paulo, o ENADE é um “instrumento de avaliação que permite a discussão constante pelo Corpo Docente sobre conteúdos e sistema de avaliação, contribuindo bastante para nossas práticas educativas e refletindo na qualidade do ensino." 

Prof. Dra. Alessandra Zambone/Coordenadora de Graduação da Universidade

 

Os coordenadores de curso da Universidade Metodista compreendem e atribuem ao ENADE, relevante etapa no processo de formação e aperfeiçoamento do ensino superior, veja!

 

 "O ENADE continua sendo um dos critérios de avaliação das IEs no Brasil, para que as instituições possam rever periodicamente o que se refere a conquista dos objetivos essenciais a que se propõem, além do desenvolvimento das competências e habilidades de seus estudantes."

Prof. Dra. Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira/Coordenadora do curso de Ciências Contábeis

 

"Levando-se em consideração a realidade educacional brasileira, o ENADE é um instrumento fundamental, é um bem necessário de avaliação, tanto para o estudante quanto para a Instituição de Ensino Superior."

Mariantonia Chippari/Coordenadora de Curso de Psicologia

 

 

“O ENADE é muito importante para o curso porque o conceito obtido mostra para a sociedade o quanto o curso contribui na formação dos seus alunos. É importante também devido ao conteúdo e formato da prova aplicada porque indicam à equipe responsável pelo curso parâmetros que devem utilizar para melhorias no projeto pedagógico e nas estratégias de avaliação.”

Profº Marcelo Modolo/Coordenador do curso de Sistemas da Informação