MEIO AMBIENTE

por djeison.possamai — última modificação 04/09/2018 14h03

 

Questão 1

 ilha

Disponível em: <https://desenvolvimentoambiental.wordpress.com>. Acesso em: 9 set. 2016.

 

A partir das ideias sugeridas pela charge, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

 

  1. A adoção de posturas de consumo sustentável, com descarte correto dos resíduos gerados, favorece a preservação da diversidade biológica.

PORQUE

  1. Refletir sobre os problemas socioambientais resulta em melhoria da qualidade de vida. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

 

 

Questão 2

Práticas para evitar o desperdício - http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2015/03/produtores-adotam-novas-praticas-para-evitar-o-desperdicio-de-agua.html.

De acordo com o vídeo apresentado no link acima, a alternativa correta é:

A)   As melhores escolhas referentes à economia de água são de responsabilidade exclusiva do Estado

B)   O Brasil é um país com fontes de água e recursos naturais inesgotáveis

C)    A pegada hídrica, que significa a quantidade de água utilizada no processo de qualquer produto, seja roupa, alimento ou qualquer outro produto, considerando desde a agricultura até a chegada na casa do consumidor, não deve ser considerada como problema para economia de água

D)   O desenvolvimento de novas tecnologias, como o gel utilizado especialmente na plantação de café, é fundamental para enfrentarmos a crise da água

 

Questão 3

Pegada pedagógica é um indicador que estima a demanda ou a exigência humana sobre o meio ambiente, considerando-se o nível de atividade para atender ao padrão de consumo atual (com a tecnologia atual). É, de certa forma, uma maneira de medir o fluxo de ativos ambientais de que necessitamos para sustentar nosso padrão de consumo. Esse indicador é medido em hectare global, medida de área equivalente a 10.000m². Na medida hectare global, são consideradas apenas as áreas produtivas do planeta. A biocapacidade do planeta, indicador que reflete a regeneração (natural) do meio ambiente, é medida também em hectare global. Uma razão entre pegada pedagógica e biocapacidade do planeta igual a 1 indica que a exigência humana sobre os recursos do meio embiente é resposta na sua totalidade pelo planeta, devido à capacidade natural de regeneração. Se for maior que 1, a razão indica que a demanda humana é superior à capacidade do planeta de se recuperar e, se for menor que 1, indica que o planeta se recupera mais rapidamente.

 

O aumento da razão entre pegada ecológica e biocapacidade representado no gráfico evidencia:

A)   Redução das áreas de plantio do planeta para valores inferiores a 10.000m² devido ao padrão atual de consumo de produtos agrícolas;

B)   Aumento gradual da capacidade natural de regeneração do planeta em relação às exigências humanas

C)    Reposição dos recursos naturais pelo planeta em sua totalidade frente às exigências humanas.

D)   Incapacidade de regeneração natural do planeta ao longo do período 1961-2008

E)    Tendência a desequilíbrio gradual e contínuo da sustentabilidade do planeta.

 

Questão 4 (QConcursos.com/ 2017)

 “O comitê gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) estabeleceu novas regras para o financiamento de projetos para os anos de 2017 e 2018. Em reunião realizada nesta quarta-feira (30), o comitê definiu questões como tecnologia e adaptação para orientar os programas que serão contemplados nos próximos dois anos. Temas ligados a monitoramento e transparência também estão na lista. A iniciativa busca manter a atuação do Fundo de acordo com os compromissos assumidos pelo Brasil, no contexto do Acordo de Paris.”

 

A respeito do Acordo de Paris, assinale a alternativa correta.

A)      Assinado em 2002, dez anos após a Rio-92, tem como objetivo a redução na emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.

B)      O acordo insere-se na mesma política do Protocolo de Kyoto, porém, diferentemente deste, não foi assinado pelos Estados Unidos.

C)      O principal objetivo do acordo diz respeito a limitar o aumento da temperatura global a no máximo 2°C em relação aos níveis pré-industriais.

D)     Grande parte dos países industrializados ainda não aceitaram o acordo, o que dificulta sua implementação.

E)      O acordo tem por base a ideia de que a temperatura média global não sofre influência da ação antrópica.