Escolher a faculdade que iremos cursar é uma das decisões mais importantes que tomamos durante as nossas vidas. E se considerarmos que um grande número de pessoas faz essa escolha ainda na adolescência, a necessidade de uma preparação para a definição de qual graduação será cursada fica ainda mais evidente.
Mas que fatores devem ser considerados para a escolha de um curso? O retorno financeiro, suas aptidões/interesses ou o nível de dificuldade encontrado durante as aulas? Se a escolha parece difícil, nós vamos facilitar sua vida: quando colocados na balança de forma equilibrada, esses três aspectos podem ser um bom indício da área mais indicada para você.
A profissão que gosto ou a que dá mais dinheiro?
O primeiro passo para chegar a essa conclusão é o autoconhecimento. Se você for capaz de identificar suas principais beylikduzu escort habilidades e aptidões, terá um bom indício das suas competências naturais – um amigo ou familiar pode te ajudar nesse processo.
Outro ponto importante é considerar as disciplinas com as quais se identifica. Se não gosta da área de exatas, por exemplo, certamente terá algumas dificuldades para cursos de engenharia – o que faz de você incapaz de seguir esse caminho, mas indica que precisará ter uma dedicação maior. Já se durante a educação básica seu interesse estava nas aulas que envolviam história, geopolítica e temas sociais, é provável que graduações na área de humanas estejam mais próximos do seu perfil.
E por último, mas não menos importante, o retorno financeiro deve ser considerado na sua escolha. É possível ser bem remunerado sendo graduado em qualquer curso, mas certamente algumas áreas possibilitam maiores possibilidades para isso, de acordo com tendências de mercado e demandas por profissionais.
O fundamental nesse processo de decisão é buscar, de forma equilibrada, um caminho que possibilite uma atuação que garanta o seu sustento e permita você colocar em prática os seus interesses e habilidades. Esse equilíbrio diminuirá consideravelmente as chances de frustação e necessidade de um recomeço.
Gostou dessas dicas? Quer continuar recebendo postagens sobre educação e carreira? Assine a nossa newsletter e receba os novos textos no seu e-mail!