A hora do almoço é precedida por muita expectativa – sobretudo para quem trabalha ou estuda em tempo integral, mas logo em seguida temos que lidar com um baita inconveniente: o sono! Você já parou para pensar por que sentimos sono depois de comer?

Segundo especialistas, quando comemos o fluxo sanguíneo aumenta em direção ao estômago e intestino, para dar conta do processo de digestão. Logo, com o sangue mais concentrado no sistema digestivo, menor é o fluxo de oxigênio no cérebro.

Outro motivo pode ser a ingestão de carboidratos, como arroz, massas e batata. Ao comer esses alimentos, nosso corpo produz mais açúcar, o que ajuda a regular o sono e tem um poder calmante.

Um motivo mais raro, mas também possível para a sonolência é a intolerância a alguns alimentos. Por isso, preste atenção aos efeitos dos diferentes alimentos sobre seu corpo!

Como evitar esse cansaço?

O ideal para não sentir muito sono após as refeições é comer alimentos mais leves, não exagerar nas quantidades e prestar atenção aos alimentos que causam mais sonolência para você. Cada organismo funciona de uma maneira diferente, por isso devemos prestar atenção aos sinais de nossos corpos. Com algumas pequenas mudanças, é possível reduzir esse cansaço.

Agora, se você não quer deixar de comer a quantidade que come, nem mudar muito sua dieta, uma boa ideia pode ser um cochilo depois do almoço. Um cochilo de 15 a 40 minutos pode ser extremamente benéfico para recuperar as energias e nos preparar para o retorno aos estudos ou ao trabalho.

Gostou das nossas dicas? Todas as semanas preparamos posts novos, com dicas de estudos, de carreira, vestibular e muitas informações interessantes para sua saúde, bem-estar, rendimento, dentre outros diversos temas interessantes. Para receber as últimas atualizações direto em sua caixa de entrada, assine nossa newsletter e mantenha-se atualizado!

Leia também

Cadastre-se para receber nossos informes e newsletters!